Accéder au contenu principal

Superfície com guardanapo

Envernizamento de superfície com guardanapo


Envernizar superfície à qual se colou um guardanapo

O modo de envernizar uma superfície a que se colou um papel de guardanapo e cuidados a ter nesse processo é o objetivo principal deste artigo. A imagem mostra um trabalho simples que resulta basicamente da colagem de um guardanapo - técnica do guardanapo e o modo correto de envernizar toda a composição.
Assim, numa tela cartonada, pintou-se e craquelou-se a sua superfície a que se seguiu então a aplicação do guardanapo através de colagem.
Se a superfície a trabalhar for de textura rugosa, deve ser polida com lixa média.
Depois de aplicar uma camada de tinta deixe-se secar durante algumas horas e, com lixa fina, efectua-se um ligeiro polimento.
Posteriormente colaram-se também pequenos elementos de modo a criar um pequeno efeito tridimensional. Esta colagem não pode ser confundida com a "Arte Francesa" - técnica mais elaborada que envolve a colagem com várias camadas.
Um bom processo para decorar um objeto é colar sobre a sua superfície recortes de papel, normalmente colorido, podendo aplicar-se conjuntamente folha de ouro e prata e efeitos especiais com tintas adequadas. Devem fazer-se várias colagens com sucessivas camadas sendo cada uma delas impermeabilizada com verniz.
A técnica consiste na fixação de motivos de papel em objetos escolhidos para o efeito, aos quais se aplicam várias camadas de verniz, por forma a conseguir um acabamento semelhante ao lacado.
Os papéis a utilizar devem estar impressos apenas em uma das faces e serem suficientemente espessos para suportar as diversas camadas de verniz.
Recortem-se os motivos escolhidos e espalhe-se uniformemente cola sobre a superfície posterior. De seguida faz-se a respectiva colagem.
Depois da cola devidamente seca procede-se à aplicação da primeira camada de verniz, passando o pincel sempre na mesma direcção e deixe-se secar de um dia para o outro. Quando estiver seco aplique-se nova camada de verniz, desta vez, noutra direcção. Mais uma vez deixe-se secar. Aplique o número suficiente de camadas de verniz até que as bordas dos recortes não sejam perceptíveis ao tacto.

Commentaires