Superfície com guardanapoArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Superfície com guardanapo

Envernizamento de superfície com guardanapo


Envernizar superfície à qual se colou um guardanapo

O modo de envernizar uma superfície a que se colou um papel de guardanapo e cuidados a ter nesse processo é o objetivo principal deste artigo. A imagem mostra um trabalho simples que resulta basicamente da colagem de um guardanapo - técnica do guardanapo e o modo correto de envernizar toda a composição.
Assim, numa tela cartonada, pintou-se e craquelou-se a sua superfície a que se seguiu então a aplicação do guardanapo através de colagem.
Se a superfície a trabalhar for de textura rugosa, deve ser polida com lixa média.
Depois de aplicar uma camada de tinta deixe-se secar durante algumas horas e, com lixa fina, efectua-se um ligeiro polimento.
Posteriormente colaram-se também pequenos elementos de modo a criar um pequeno efeito tridimensional. Esta colagem não pode ser confundida com a "Arte Francesa" - técnica mais elaborada que envolve a colagem com várias camadas.
Um bom processo para decorar um objeto é colar sobre a sua superfície recortes de papel, normalmente colorido, podendo aplicar-se conjuntamente folha de ouro e prata e efeitos especiais com tintas adequadas. Devem fazer-se várias colagens com sucessivas camadas sendo cada uma delas impermeabilizada com verniz.
A técnica consiste na fixação de motivos de papel em objetos escolhidos para o efeito, aos quais se aplicam várias camadas de verniz, por forma a conseguir um acabamento semelhante ao lacado.
Os papéis a utilizar devem estar impressos apenas em uma das faces e serem suficientemente espessos para suportar as diversas camadas de verniz.
Recortem-se os motivos escolhidos e espalhe-se uniformemente cola sobre a superfície posterior. De seguida faz-se a respectiva colagem.
Depois da cola devidamente seca procede-se à aplicação da primeira camada de verniz, passando o pincel sempre na mesma direcção e deixe-se secar de um dia para o outro. Quando estiver seco aplique-se nova camada de verniz, desta vez, noutra direcção. Mais uma vez deixe-se secar. Aplique o número suficiente de camadas de verniz até que as bordas dos recortes não sejam perceptíveis ao tacto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.