Accéder au contenu principal

Folha de Estanho

Maleabilidade e brilho


Gravar em folha de estanho

A folha de estanho é um bom material para a execução dos mais variados trabalhos artesanais. As suas características como por exemplo a relativa dureza, a maleabilidade e o brilho constituem facilidades e vantagens em relação a outros materiais, pois facilitam o seu manuseamento e o desenrolar do trabalho, resultando em obras de qualidade sem a necessidade de grandes esforços e de utensílios complexos. A folha de estanho é perfeitamente adequada às mãos dos principiantes pela simplicidade das técnicas usadas na realização de obras não muito complicadas.
A espessura da folha de estanho pode oscilar entre os 0,1 e os 0,3 milímetros. A folha de estanho existia normalmente com  uma face mais brilhante - a parte da frente - e uma face mais fosca - a parte de trás. É habitual, hoje em dia, estas diferenças já não existirem, podendo, deste modo, trabalhar-se os dois lados.
A folha de estanho pode ser cortada com uma simples tesoura ou mesmo, em alguns pormenores, com uma faca. Existem, no entanto, diversos instrumentos para trabalhar a folha de estanho: cortadores apropriados para eliminar sobras de um rebordo, por exemplo; buris e esfuminhos de diferentes dimensões para vincar linhas, pontos e outros elementos; outros utensílios como pequenos martelos para efetuar trabalhos de batimento; gofradores para imprimir formas específicas sobre a folha e outros que podemos encontrar em pequenas ferramentas domésticas.
Quadros emoldurados ou não e elementos decoradores para diferentes tipos de objetos podem ser realizados através das técnicas de trabalhar e gravar em folha de estanho.

Commentaires