Folha de EstanhoArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Folha de Estanho

Maleabilidade e brilho


Gravar em folha de estanho

A folha de estanho é um bom material para a execução dos mais variados trabalhos artesanais. As suas características como por exemplo a relativa dureza, a maleabilidade e o brilho constituem facilidades e vantagens em relação a outros materiais, pois facilitam o seu manuseamento e o desenrolar do trabalho, resultando em obras de qualidade sem a necessidade de grandes esforços e de utensílios complexos. A folha de estanho é perfeitamente adequada às mãos dos principiantes pela simplicidade das técnicas usadas na realização de obras não muito complicadas.
A espessura da folha de estanho pode oscilar entre os 0,1 e os 0,3 milímetros. A folha de estanho existia normalmente com  uma face mais brilhante - a parte da frente - e uma face mais fosca - a parte de trás. É habitual, hoje em dia, estas diferenças já não existirem, podendo, deste modo, trabalhar-se os dois lados.
A folha de estanho pode ser cortada com uma simples tesoura ou mesmo, em alguns pormenores, com uma faca. Existem, no entanto, diversos instrumentos para trabalhar a folha de estanho: cortadores apropriados para eliminar sobras de um rebordo, por exemplo; buris e esfuminhos de diferentes dimensões para vincar linhas, pontos e outros elementos; outros utensílios como pequenos martelos para efetuar trabalhos de batimento; gofradores para imprimir formas específicas sobre a folha e outros que podemos encontrar em pequenas ferramentas domésticas.
Quadros emoldurados ou não e elementos decoradores para diferentes tipos de objetos podem ser realizados através das técnicas de trabalhar e gravar em folha de estanho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ...

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR

Exposição de Pintura e Artes Decorativas, na Universidade Sénior de Vila Real Centro Cultural Regional de Vila Real Exposição de Pintura e Artes Decorativas, no CCRVR Será inaugurada hoje, dia 20 de junho de 2024, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas, das alunas da Universidade Sénior de Vila Real, sob a orientação da professora Amélia Raio. A exposição estará patente, a partir das 15:40 horas, na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real.