Accéder au contenu principal

Bijutaria

Aplicação de diversos materiais na bijutaria


Bijutaria ou Bijuteria

Bijutaria, também designada por Bijuteria, é uma técnica que consiste na execução de pequenas peças que servem para adorno. São inúmeros os materiais que podem ser utilizados para peças de bijutaria: correntes, metais, arames, cerâmica, contas, cristais, fios e fitas, missangas, pérolas, etc. Os suportes para aplicação destes materiais podem ser, do mesmo modo, muito variados.
Para a realização de peças como a que mostra a imagem, foi usada, como suporte, uma concha. Conchas inteiras ou pedaços delas, encontradas com facilidade nas praias, evidentemente, servirão, dada a sua diversidade em tamanhos e cores, como base para uma quantidade apreciável de trabalhos que poderão realizar-se.
Nesta peça, foram coladas missangas, canutilhos, minúsculas conchitas e búzios também muito pequenos.
A técnica, neste caso, é de muito fácil execução, tratando-se da colagem dos diversos elementos ao suporte. A disposição destes elementos faz-se segundo o gosto pessoal mas também com sentido estético. A criatividade e uma artística associação de cores e tonalidades é o fundamental para a realização de bons trabalhos.
Contudo, a bijutaria poderá ser executada não apenas pela colagem mas através de outras formas de aplicação.

Commentaires