Avançar para o conteúdo principal

Marmoreado na seda

Técnica aplicada em seda ou musselina


Materiais para a realização da técnica

Além de ser aplicada em musselina, esta técnica pode também usar-se em seda:
Para a sua execução são necessários os seguintes materiais: Peça de seda ou musselina; Gel de marmorear; Tintas de seda; Conta-gotas; Palito. Faz-se a preparação do gel de marmorear, misturando o produto de uma embalagem com um litro de água numa liquidificadora. Fica em repouso durante uma hora, no frigorífico.
De seguida, deita-se este gel (que tem a consistência de gelatina líquida) numa superfície limpa e lisa, suficientemente grande de modo a que a musselina ou a seda esticadas caibam e ainda sobeje espaço.
Depois de deitar o gel nessa superfície, com o conta-gotas deixam-se cair pingos de tinta de seda nas cores que escolher. Estes pingos de tinta vão reagir com o gel, formando desenhos interessantes.
Também pode utilizar-se um palito para fazer desenhos, manuseando-o sobre a superfície gelatinosa.
Duas pessoas pegam agora na musselina que se coloca muito direita e esticada em cima daquela mistura. A peça de musselina absorve a tinta. Novamente por duas pessoas, passados trinta segundos, retira-se a peça com cuidado e volta-se ao contrário, colocando-a em cima de um papel absorvente.
Deixa-se secar durante dois dias e depois lava-se para que lhe saia o gel. Se necessário, passa-se a ferro.

Comentários