Accéder au contenu principal

A palavra "Pergamano"

Pergamano ou "Parchment Craft"


"Parchment" - que também significa "Pergaminho"

A palavra "Pergamano" ou, na língua inglesa, "Parchment" - que também significa "Pergaminho" - ou mais precisamente "Parchment Craft" é o trabalho artesanal de embelezamento de um determinado papel, o papel vegetal.
O Pergaminho (do grego pergaméne e do latim pergamina ou pergamena), como é sabido, foi, na Antiguidade, um suporte para a escrita à base de pele devidamente preparada de carneiro, cabra, ovelha ou cordeiro para nela se escrever, forrar livros e outras decorações. O Pergamano resultará, assim, das palavras grega e latinas referidas acima, constatando-se a analogia entre a escrita antiga, decorada, efetuada em pergaminho, e a decoração de hoje, mais complexa, efetuada sobre papel vegetal através de instrumentos próprios e modernos.
O pergamano ou técnica do pergamano é, nos dias de hoje, uma das técnicas de artes decorativas que consiste no embelezamento do papel vegetal com uma suficiente gramagem, sendo esta a unidade de medida, ou seja, peso em gramas por metro quadrado. Para a realização de um trabalho em pergamano, 130 g/metro quadrado constituirá já uma boa gramagem. Os instrumentos para a realização da técnica são vários, cada um com a sua especificidade, nomeadamente para a execução de relevos, perfuração, pontilhados, recortes e coloração.

Commentaires