Shabby ChicArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Shabby Chic

Shabby Chic - um estilo de decoração


Shabby Chic: uma criação de Rachel Ashwell

Shabby Chic é uma criação de Rachel Ashwell, nascida no Reino Unido, inspirada no costume dos ingleses de aproveitamento das coisas antigas e tradicionais, constituindo um estilo rebuscado, belo, romântico que abrange diversos modos artísticos e decorativos, onde se empregam a suavidade das cores pastel e se representam elementos naturais, por exemplo em acabamento de móveis; na decoração de caixas, quadros, candeeiros, álbuns, almofadas, toalhas e outros objetos; com colagem de rendas, pérolas, rosas, pequenos alfinetes, medalhões, etc., fazendo composições harmoniosamente suaves e inspiradoras de tranquilidade e serenidade.
A mistura de elementos é uma das características deste estilo decorativo, sendo essa mistura efetuada de maneiras diversas como o uso na mesma composição de elementos antigos e modernos, ou adaptando o moderno a um toque clássico e romântico. Para isso, é necessário recorrer a diferentes materiais e utensílios, recorrendo às técnicas de execução mais variadas.
O termo inglês "Shabby" significa antigo, gasto, desgastado, objeto que se desprezou e já não serve. Mas a utilização de coisas antigas, muitas vezes encontradas em feiras de antiguidades, eram, nomeadamente pelos ingleses, adquiridas também por serem consideradas importantes pelo facto de pertencerem aos seus familiares com mais idade, advindo daí a necessidade de manter, talvez com alguma nostalgia, os pertences dos seus antepassados para serem usados novamente nas suas casas, agora mais modernas. Deste modo, com um pouco de criatividade, alguma recuperação e modificação de objetos, peças, móveis, etc., seguindo métodos tradicionais e de romantismo em composições, que podem ser decorações de simples caixinhas até à decoração de um espaço como uma sala ou quarto de dormir, conseguem-se autênticas obras de arte e, por isso, a designação "Chic" (belo)  adequa-se na perfeição ao vocábulo "Shabby": Shabby Chic!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.