Accéder au contenu principal

Shabby Chic

Shabby Chic - um estilo de decoração


Shabby Chic: uma criação de Rachel Ashwell

Shabby Chic é uma criação de Rachel Ashwell, nascida no Reino Unido, inspirada no costume dos ingleses de aproveitamento das coisas antigas e tradicionais, constituindo um estilo rebuscado, belo, romântico que abrange diversos modos artísticos e decorativos, onde se empregam a suavidade das cores pastel e se representam elementos naturais, por exemplo em acabamento de móveis; na decoração de caixas, quadros, candeeiros, álbuns, almofadas, toalhas e outros objetos; com colagem de rendas, pérolas, rosas, pequenos alfinetes, medalhões, etc., fazendo composições harmoniosamente suaves e inspiradoras de tranquilidade e serenidade.
A mistura de elementos é uma das características deste estilo decorativo, sendo essa mistura efetuada de maneiras diversas como o uso na mesma composição de elementos antigos e modernos, ou adaptando o moderno a um toque clássico e romântico. Para isso, é necessário recorrer a diferentes materiais e utensílios, recorrendo às técnicas de execução mais variadas.
O termo inglês "Shabby" significa antigo, gasto, desgastado, objeto que se desprezou e já não serve. Mas a utilização de coisas antigas, muitas vezes encontradas em feiras de antiguidades, eram, nomeadamente pelos ingleses, adquiridas também por serem consideradas importantes pelo facto de pertencerem aos seus familiares com mais idade, advindo daí a necessidade de manter, talvez com alguma nostalgia, os pertences dos seus antepassados para serem usados novamente nas suas casas, agora mais modernas. Deste modo, com um pouco de criatividade, alguma recuperação e modificação de objetos, peças, móveis, etc., seguindo métodos tradicionais e de romantismo em composições, que podem ser decorações de simples caixinhas até à decoração de um espaço como uma sala ou quarto de dormir, conseguem-se autênticas obras de arte e, por isso, a designação "Chic" (belo)  adequa-se na perfeição ao vocábulo "Shabby": Shabby Chic!

Commentaires