Avançar para o conteúdo principal

Azulejos de Portugal

Os azulejos na cultura portuguesa


A História e os costumes impressos nos azulejos

Portugal é um país rico de cultura, constituindo a azulejaria um dos seus exemplos pictóricos mais clássicos.
Por todo o país é consenso geral o uso desta peça de porcelana – o azulejo – divulgando a sua história, os seus costumes, a sua arte.
Com diferentes características entre si, este material tornou-se um elemento de construção divulgado também em diferentes países, assumindo-se em Portugal como importante suporte para a expressão artística nacional, desde há mais de cinco séculos, onde o azulejo se transcende para algo superiormente valioso, mais do que um simples elemento decorativo.
Este material convencional é usado pelo seu baixo custo e pelas suas fortes possibilidades de qualificar esteticamente um edifício de um modo prático. Nele se reflete, não apenas a luz, mas também muito do imaginário dos portugueses e as suas preferências pela representação da realidade.
O azulejo é considerado nos dias de hoje uma das produções artísticas mais originais da cultura portuguesa, onde se dá a conhecer, como num extenso livro ilustrado de grande riqueza cromática, não só a história, mas também a mentalidade, o gosto e as tendências de cada época.

Comentários