Avançar para o conteúdo principal

Romantismo do Shabby Chic

Voltando ao passado com o romantismo do Shabby Chic


Shabby Chic: modo particular de decorar interiores

O Shabby Chic tem sido relacionado e utilizado como um modo - podendo mesmo dizer-se como uma técnica - de decoração de interiores, utilizando-se para isso elementos desde os mais simples e de dimensão reduzida aos objetos grandes e ao próprio mobiliário que fazem parte de todo o conjunto de um espaço interior.
Assim, o ArteAzul Atelier tem dedicado a esta técnica uma atenção especial, concentrando-se sobretudo na decoração de pequenas caixas de madeira e guarda-jóias e na execução de quadros, procurando imprimir a ideia do Shabby Chic.
Esta técnica provém do gosto pelas coisas antigas, como designa a própria palavra inglesa "Shabby", isto é, "gasto, ultrapassado". Digamos que é um voltar ao passado, tomando determinados objetos carregados de um certo romantismo e dando-lhes um aspeto novo sem desviar, contudo, da raiz principal. Para isso, usam-se materiais muito específicos de sensibilidade e cor. Os brancos e os tons pastéis suaves, as rendinhas, pequenas pérolas e tudo o que contribua para composições harmoniosamente femininas, é de aproveitar.
O design de interiores tem recorrido no tempo atual, sendo este muito influenciado pela modernidade, a estilos que não sendo retrógrados, contêm na sua essência algo de tradicional, rebuscado de elementos decorativos antigos mas suavemente compostos, resultando daí algo de maravilhosamente belo com um toque de conservadorismo e ao mesmo tempo assinalando contrastes de um estilo criador e sobejamente artístico, como é o caso do estilo Shabby Chic.

Comentários