Accéder au contenu principal

Pintura: reprodução a óleo

Reprodução a óleo de arte sacra


Pintura a óleo

Uma boa imagem, obtida por fotocópia onde as cores se expressem muito próximas da pintura original e as formas perfeitamente evidentes, constitui uma das partes essenciais para iniciar uma boa execução na reprodução de um quadro. Evidentemente que se procura reproduzir não só um esquema perfeito de linhas de contorno, colocadas e desenhadas nos sítios certos, como também as cores deverão encontrar-se tanto quanto possível próximas da realidade da composição a reproduzir.
No caso concreto da arte sacra, em que as figuras humanas, nas suas representações, se situam muitas vezes nos primeiros planos e os respetivos rostos tomam contacto muito de perto com o observador, a atenção às expressões faciais é talvez o exercício mais importante na realização do trabalho, exigindo-se uma observação atenta e minuciosa, de modo a conseguir expor-se toda a ambiência e envolvência dos personagens, numa escolha criteriosa de cores e realização de misturas para atingir com fidelidade as tonalidades que o pintor escolheu.
É necessário, por isso, todo o tempo, muita paciência e concentração para realizar uma obra de reprodução de arte sacra.

Commentaires