Tecidos para PatchworkArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Tecidos para Patchwork

Variedade cromática de tecidos

Enorme variedade de tecidos de algodão

Atualmente, existe uma enorme variedade de tecidos de algodão apropriados para trabalhos de Artes Decorativas. Pode afirmar-se que a gama de tecidos existentes, com cores, tons, luminosidades e padrões constituem um mundo maravilhoso de composições com inúmeros elementos decorativos que, por si só, fazem já parte da própria arte.
Encontram-se no mercado, desde os mais simples, mas nem por isso menos vistosos, com pintas ou riscas, até aos florais nas mais diversas tonalidades e aos mais elaborados numa complexidade de arranjos, formando padrões habilmente conseguidos, artisticamente belos. São exemplos com estas características os tecidos destinados à decoração Shabby Chic, os tecidos Vintage de um modo geral e outros.
Todos estes tecidos podem ser utilizados ou aplicados na encadernação, na decoração de caixas, em quadros, em carteiras, sacos, porta-moedas, no revestimento e decoração de móveis, por exemplo nas partes exteriores das suas gavetas e mesmo no seu interior e, claro está, na técnica do Patchwork Embutido, área artesanal decorativa a que o ArteAzul-Atelier se tem dedicado, entre outras.
Saber conjugar as cores e padrões de tecidos na realização de um trabalho é um ponto de partida e uma base muito importante para a satisfação pessoal na obtenção de uma peça bonita, harmoniosamente artística. Sendo assim, é conveniente fazer vários ensaios, pois muitas vezes se conclui que várias hipóteses ocorrerão perante a nossa sensibilidade, restando, então, escolher a melhor opção segundo o gosto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.