Accéder au contenu principal

Colagem de Papel

Colagem de papel sobre uma superfície


Escolha dos papéis que contêm os motivos

A técnica de colagem é um trabalho artesanal que consiste na fixação de motivos de papel em objetos. Esses motivos de papel são fixos com o auxílio de cola transparente e posteriormente envernizados com sucessivas camadas. Em primeiro lugar, deve ter-se especial cuidado na escolha dos papéis que contêm os motivos. Eles devem ter uma espessura suficientemente forte e resistente para suportarem com facilidade as diversas camadas de verniz.
Além disso, devem ser impressos apenas em um dos lados. Caso contrário, sendo impressos os papéis nas duas faces, após a colocação do verniz corre-se o risco de se perceberem os motivos da face que não interessa.
Deste modo, deve evitar-se, portanto, papéis finos, como por exemplo as folhas de revistas. Papéis de embrulho consistentes com motivos são exemplo de uma boa escolha. Contudo, nas lojas de artes decorativas, podem encontrar-se papéis especiais para a execução desta técnica.
Esta técnica é utilizada para decorar objetos, de maior ou menor dimensão. Os motivos decorativos serão recortados convenientemente e colados. Depois, muitos cuidados com as texturas cujas superfícies devem ser devidamente polidas e muitas camadas de verniz são sinónimo de uma boa execução para um trabalho perfeito.

Commentaires