Accéder au contenu principal

Craquelure

Craquelure ou "Craquelar"


Técnica para Craquelar

Para craquelar uma superfície utilizam-se dois produtos que, normalmente, podem adquirir-se num kit próprio em lojas de artes decorativas. Designaremos por "dois passos" os dois procedimentos principais para a execução do craquelado e que dizem respeito à aplicação dos dois produtos: base para craquelar e craquelador.
Depois da superfície a craquelar estar devidamente pintada com tinta acrílica, aplica-se com pincel o "passo 1", com uma camada farta. Deixa-se secar muito bem, durante um tempo que ultrapassará normalmente as vinte e quatro horas.
Depois de muito bem seco o produto "base craqueladora", também com pincel, aplica-se o "passo 2", isto é, o segundo produto - o craquelador -, com uma espessa camada, tal como o primeiro. De novo, deixa-se secar muito bem. À medida que o processo de secagem avança, vai aparecendo progressivamente o efeito pretendido - a superfície craquelada -, resultando um aspeto visual muito interessante como pode constatar-se nos dois exemplos da imagem.
Fica assim concluído o processo de craquelar. Contudo, pode aplicar-se, com um pano, na superfície craquelada uma porção de cera dourada ou patine de envelhecimento, limpando-se ao mesmo tempo que se aplica.

Commentaires