Avançar para o conteúdo principal

Picotagem

A picotagem no pergamano

Como auxiliar, uma rede de perfurar

Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano.
Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros.
Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâncias entre furos, podendo inclusivamente realizar-se pequenas formas geométricas.
Servem alguns perfuradores como os de duas ou quatro agulhas lineares para perfurar pequenas áreas de modo a serem extraídas, com a ajuda da tesoura de pontas finas, pequenas porções de papel e, simultaneamente, efetuando perfis com efeito serrilhado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adoração dos Magos

Cópia a óleo da "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni Cópia a óleo da "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio Tenho vindo a realizar a cópia a óleo sobre tela da obra do pintor italiano do período barroco - Giuseppe Peroni – “Adoração dos Magos” (O Presépio). Essa cópia, como pode constatar-se na foto de hoje, dia 28/01/2021, está já numa fase avançada da sua concretização.

Presépio em papel pergamano

Técnica pergamano Em papel pergamano, o presépio Naturalmente com muita satisfação pelo facto de se terem constatado, no final do ano de 2018, críticas positivas e comentários de admiração por  parte de apreciadores e colecionadores de presépios, nomeadamente aos trabalhos realizados em pergamano no ArteAzul'Atelier , por Amélia Raio, mostramos pela imagem um dos exemplares da técnica em papel pergamano – presépio – realizados por solicitação de Alice Gomes, Maria José Palma e Ivete Azevedo, a quem muito agradecemos. Galerias Pergamano

Cartão de Boas-Festas

Cartão de Boas-Festas em papel pergamano Cartão de Boas Festas, em papel pergamano De dimensões 18cm X 14,5cm, o cartão de Boas-Festas é dobrado, sendo a parte de trás recortada na bordadura, inserindo-se no meio uma folha de cartolina azul, onde poderá ser inscrita uma mensagem de Natal. Os motivos foram boleados, sendo aplicados pequenos pontos de glitter prata e ouro, dando-lhes brilho. Uma cercadura simples foi efetuada como complemento duma composição com motivos de Natal. Para melhor observação, clique na imagem.