Accéder au contenu principal

Picotagem

A picotagem no pergamano


Como auxiliar, uma rede de perfurar

Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano.
Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros.
Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâncias entre furos, podendo inclusivamente realizar-se pequenas formas geométricas.
Servem alguns perfuradores como os de duas ou quatro agulhas lineares para perfurar pequenas áreas de modo a serem extraídas, com a ajuda da tesoura de pontas finas, pequenas porções de papel e, simultaneamente, efetuando perfis com efeito serrilhado.

Commentaires