Accéder au contenu principal

Folha de estanho: corte e repuxado

Instrumentos de trabalho


Dos mais simples e caseiros aos instrumentos mais sofisticados

Usando o corte e repuxados em diversos modos, tomando partido da sua maleabilidade, a folha de estanho é um material importantíssimo nas artes decorativas artesanais, podendo mesmo classificar-se como nobre, impondo-se nos trabalhos e obras realizadas com características de singularidade apreciáveis.
Na realização de um trabalho em folha de estanho podem usar-se desde instrumentos mais simples e caseiros até aos instrumentos mais sofisticados com funções das mais variadas capazes de executar os mais diversos efeitos. Além disso, dependendo das técnicas, existem também outros materiais que servem, em muitos casos, para enchimento, isto é, para preencher pequenos espaços côncavos efetuados por alguns instrumentos e cujo objetivo principal é proporcionar ao trabalho uma maior resistência, evitando amolgamentos.
Instrumentos de marcação encontram-se em objetos destinados a outras utilizações mas que servem, eventualmente, para este efeito - o de trabalhar a folha de estanho na sua marcação e desenho e corte. Contudo, para atingir um maior rigor de execução podem escolher-se de uma enorme gama alguns instrumentos mais capazes para uma boa realização. Para além das tesouras apropriadas e outros instrumentos de corte como o X-ato, existem outras ferramentas de metal que convém referir: buris de ponta para transposição do desenho previamente efetuado em folha de papel vegetal, boleadores com vários tamanhos, roletas para texturar, punções - instrumentos para furar ou gravar com diferentes motivos e outros para rebaixar e repuxar. Mas não termina aqui o rol de instrumentos e materiais existentes no mercado para a realização de obras artísticas em folha de estanho. Nas casas de artes decorativas da especialidade poderão encontrar-se materiais e instrumentos mais modernos, alguns mesmo não metálicos usados para cuidados especiais, nomeadamente a possibilidade de ruptura da folha.
Existem ainda instrumentos e materiais de acabamento como pincéis, patinas para estanho, aguarrás, colas vernizes, acetona, etc. As hipóteses são imensas. Resta ao artista escolher as melhores opções, tendo sempre em conta, evidentemente, a obra a executar e o reconhecimento de que uma boa qualidade de materiais e utensílios são uma boa base para a finalização de um trabalho em folha de estanho com qualidade.

Commentaires