Folha de estanho: corte e repuxadoArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Folha de estanho: corte e repuxado

Instrumentos de trabalho

Dos mais simples e caseiros aos instrumentos mais sofisticados

Usando o corte e repuxados em diversos modos, tomando partido da sua maleabilidade, a folha de estanho é um material importantíssimo nas artes decorativas artesanais, podendo mesmo classificar-se como nobre, impondo-se nos trabalhos e obras realizadas com características de singularidade apreciáveis.
Na realização de um trabalho em folha de estanho podem usar-se desde instrumentos mais simples e caseiros até aos instrumentos mais sofisticados com funções das mais variadas capazes de executar os mais diversos efeitos. Além disso, dependendo das técnicas, existem também outros materiais que servem, em muitos casos, para enchimento, isto é, para preencher pequenos espaços côncavos efetuados por alguns instrumentos e cujo objetivo principal é proporcionar ao trabalho uma maior resistência, evitando amolgamentos.
Instrumentos de marcação encontram-se em objetos destinados a outras utilizações mas que servem, eventualmente, para este efeito - o de trabalhar a folha de estanho na sua marcação e desenho e corte. Contudo, para atingir um maior rigor de execução podem escolher-se de uma enorme gama alguns instrumentos mais capazes para uma boa realização. Para além das tesouras apropriadas e outros instrumentos de corte como o X-ato, existem outras ferramentas de metal que convém referir: buris de ponta para transposição do desenho previamente efetuado em folha de papel vegetal, boleadores com vários tamanhos, roletas para texturar, punções - instrumentos para furar ou gravar com diferentes motivos e outros para rebaixar e repuxar. Mas não termina aqui o rol de instrumentos e materiais existentes no mercado para a realização de obras artísticas em folha de estanho. Nas casas de artes decorativas da especialidade poderão encontrar-se materiais e instrumentos mais modernos, alguns mesmo não metálicos usados para cuidados especiais, nomeadamente a possibilidade de ruptura da folha.
Existem ainda instrumentos e materiais de acabamento como pincéis, patinas para estanho, aguarrás, colas vernizes, acetona, etc. As hipóteses são imensas. Resta ao artista escolher as melhores opções, tendo sempre em conta, evidentemente, a obra a executar e o reconhecimento de que uma boa qualidade de materiais e utensílios são uma boa base para a finalização de um trabalho em folha de estanho com qualidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.