Pintura a óleoArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Pintura a óleo

A Cor


A busca da cor a partir de modelos naturais

O elemento que distingue universalmente a pintura, nomeadamente a pintura a óleo, de outras manifestações plásticas é a cor. Tanto no passado como no presente, as obras pictóricas são representações plásticas em que a cor é o elemento principal. O meio material da cor em todas as técnicas de pintura é uma substância corante conhecida como pigmento.
Assim, o primeiro passo na iniciação à pintura em geral é o conhecimento teórico e prático das cores. A busca da cor a partir de modelos naturais é um bom exercício para uma boa prática da arte de pintar.
A técnica da utilização da tinta a óleo na Pintura foi, durante longos anos, a mais difundida e, consequentemente, a mais conhecida entre os artistas. A Pintura a Óleo consegue reproduzir exactamente as cores dos modelos e é um processo lento no que diz respeito à secagem das tintas. Assim, o Pintor pode facilmente fazer alterações à sua obra com a tinta ainda fresca. Sendo a pintura a óleo das técnicas mais nobres e tradicionais, há quem diga que ela é ideal para principiantes.
A pintura a óleo surgiu no século XV e a sua invenção é atribuída ao pintor flamengo Jan Van Eyck, pintor naturalista, dando importância nas suas obras aos pormenores e cores vivas. Tornou-se, desde essa época, uma das técnicas mais difundidas entre os artistas.
A pintura a óleo identifica-se pelo colorido quente, pela tinta encorpada que marca a tela com saliências e pela fusão característica das tonalidades. Permanece estável face à acção do tempo e da luz.
Todas as técnicas utilizadas em pintura recorrem a dois elementos básicos: o pigmento e o aglutinante. Os pigmentos - substâncias corantes -, são comuns às diferentes técnicas. As substâncias aglutinantes é que determinam e dão nome a cada uma dessas técnicas. Na pintura a óleo, o aglutinante é, precisamente, o óleo.
Na fabricação da tinta a óleo, o pigmento é diluído em óleos mais ou menos densos, como o óleo de linhaça que é o mais utilizado. No entanto, existem outros como por exemplo o óleo de papoila, de nozes, etc. Para que a diluição se realize da melhor forma é necessário acrescentar um solvente como é a essência de terebintina, vulgarmente conhecida como aguarrás.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.