O desenho na folha de estanho

Do desenho para a folha de estanho

Transposição do desenho para a folha de estanho

Para projetar uma gravura sobre uma folha  de estanho, é necessário antes de tudo o mais fazer uma escolha criteriosa do desenho e das suas dimensões relativamente à superfície em que vamos trabalhar. Poder-se-á transmitir na obra a executar a originalidade do artista, efetuanto um desenho da sua autoria ou fazendo uma composição através da junção de porções de outros desenhos, ou, então, poderá servir-se de esquemas já fabricados, facilmente encontrados em revistas da especialidade, ou pode ainda ser considerada a hipótese de partir de desenhos vários, por exemplo esquemas apropriados para bordados mas que para este efeito - a gravura sobre folha de estanho - poderão servir muito bem.
Todos os traços do desenho devem ser muito bem delineados e percetíveis sobre uma folha de papel vegetal. Esses traços, do mesmo modo, serão transpostos para a folha de estanho, também suficientemente vincados. Para auxiliar nesta transposição, é comum fixar as duas folhas, a de estanho e a folha vegetal com fita-cola que, por sua vez, se colocarão sobre um superfície macia como por exemplo um pano de flanela, não querendo comprar-se uma placa de borracha. No caso da folha de estanho possuir duas faces distintas - frente e verso, respetivamente mais e menos brilhante -, tome-se cuidado a esse pormenor, escolhendo para o desenho a parte da frente ou de trás, dependendo da técnica a aplicar.
Para além da precisão do traço, este deve ser executado de forma contínua, resultando daí uma boa qualidade na delineação. A pressão exercida ao realizar este processo deve ser bem doseada por forma a deixar uma boa marca no estanho e, ao mesmo tempo, sem rupturas.
No final da transposição do desenho, retire-se a fita-cola separando o papel vegetal da folha de estanho. Vincadas as linhas principais, proceder-se-á de seguida, caso necessário, ao traçado de outras linhas de pequeno pormenor, podendo ser efetuadas de imediato ou após enchimento das concavidades entretanto deixadas, dependendo das circunstâncias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arranjos de Natal

Découpage e Pergamano