O desenho na folha de estanhoArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

O desenho na folha de estanho

Do desenho para a folha de estanho

Transposição do desenho para a folha de estanho

Para projetar uma gravura sobre uma folha  de estanho, é necessário antes de tudo o mais fazer uma escolha criteriosa do desenho e das suas dimensões relativamente à superfície em que vamos trabalhar. Poder-se-á transmitir na obra a executar a originalidade do artista, efetuanto um desenho da sua autoria ou fazendo uma composição através da junção de porções de outros desenhos, ou, então, poderá servir-se de esquemas já fabricados, facilmente encontrados em revistas da especialidade, ou pode ainda ser considerada a hipótese de partir de desenhos vários, por exemplo esquemas apropriados para bordados mas que para este efeito - a gravura sobre folha de estanho - poderão servir muito bem.
Todos os traços do desenho devem ser muito bem delineados e percetíveis sobre uma folha de papel vegetal. Esses traços, do mesmo modo, serão transpostos para a folha de estanho, também suficientemente vincados. Para auxiliar nesta transposição, é comum fixar as duas folhas, a de estanho e a folha vegetal com fita-cola que, por sua vez, se colocarão sobre um superfície macia como por exemplo um pano de flanela, não querendo comprar-se uma placa de borracha. No caso da folha de estanho possuir duas faces distintas - frente e verso, respetivamente mais e menos brilhante -, tome-se cuidado a esse pormenor, escolhendo para o desenho a parte da frente ou de trás, dependendo da técnica a aplicar.
Para além da precisão do traço, este deve ser executado de forma contínua, resultando daí uma boa qualidade na delineação. A pressão exercida ao realizar este processo deve ser bem doseada por forma a deixar uma boa marca no estanho e, ao mesmo tempo, sem rupturas.
No final da transposição do desenho, retire-se a fita-cola separando o papel vegetal da folha de estanho. Vincadas as linhas principais, proceder-se-á de seguida, caso necessário, ao traçado de outras linhas de pequeno pormenor, podendo ser efetuadas de imediato ou após enchimento das concavidades entretanto deixadas, dependendo das circunstâncias.

Comentários

  1. Boa tarde
    Gostava de saber se ensina esta técnica?
    Adorava aprender...

    ResponderEliminar
  2. Amélia Raio08/03/23, 22:32

    A gravura em folha de estanho é uma da técnicas de artes decorativas que ensino no ArteAzul'Atelier.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Faça o seu comentário ou sugestão...

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Ovos de Páscoa em esferovite

Decoração com bisnagas dimensionais Orientação para crianças Os ovos da Páscoa podem ser decorados de muitas formas, evidentemente. No caso que apresentamos neste artigo, a decoração é muito simples e pode muito bem ser orientada para crianças. Os suportes para esta decoração são porções de esferovite com formato oval. Estes "ovos" encontram-se com vários tamanhos nas lojas de artes decorativas. Em primeiro lugar, as superfícies dos "ovos" são pintadas com tintas acrílicas, metalizadas ou não. Neste caso utilizou-se apenas uma cor de fundo. Contudo, podem ser usadas duas ou mais cores, dependendo do gosto. Após a pintura deixa-se secar muito bem. Este processo de secagem é relativamente rápido. Dado o formato em questão, para pintar e decorar o "ovo" servimo-nos de um palito de churrasco ou arame, cravado na superfície para o suportar. Também a boca de um frasco pode fazer jeito para apoiar uma das extremidades do ovo. Com estes simples auxili