Avançar para o conteúdo principal

Presépio em patchwork

Construção de um presépio com a técnica patchwork


Inspiração na época natalícia

Na época natalícia a inspiração ocorre de um modo natural, pelo acontecimento, a celebração do nascimento de Jesus e a festa da família. Deste modo, os ambientes das nossas casas tornam-se calorosamente luminosos e as cores sobressaem vistosas e alegres. As compras de objetos e arranjos florais tornaram-se um hábito e é neste sentido que incentivamos a uma certa criatividade e simplicidade, metendo as mãos na massa, realizando, ou pelo menos contribuindo para a construção de uma boa decoração interior, singela mas carregada de significado, efetuando, porque não, uma ou outra obra de trabalhos manuais, exercitando e dando lugar à capacidade artística.
Poderíamos dar imensas sugestões para a realização de qualquer elemento que contribuísse para a valorização decorativa da festa do Natal. Por agora, apresentamos um trabalho em patchwork embutido que realizámos em diversas colorações. O patchwork é uma técnica que exige alguma paciência e cuidado, sobretudo se abundarem os pormenores. Portanto, dependendo da precisão com que se pretende levar por diante uma obra em patchwork, as escolhas das diferentes partes do desenho deverão ser convenientemente selecionadas, desaconselhando-se talvez as áreas de reduzidas dimensões, facilitando de certo modo o trabalho. Mostramos na imagem a construção de um presépio segundo esse processo que é o patchwork embutido.
O presépio da imagem tem a particularidade de conter alguns acabamentos com pequenos pormenores de decoração complementar, não fazendo estes parte da técnica propriamente dita - o patchwork.
Sendo a composição um presépio, decidiu-se, através de pequenos elementos, expressar um pouquinho do brilho que o Natal transmite com estrelinhas autocolantes e pequenos rabiscos desenhados com caneta de brilhos dourados, debruando perfis de alguns dos tecidos que representam as vestes das diferentes figuras. No mesmo sentido, uma rendinha branca foi aplicada no berço através de colagem.
Note-se o brilho, resultado da escolha dos tecidos, privilegiando-se os dourados e outros tons de grande expressividade de cor em contraste com um fundo parcialmente escuro, o castanho.

Comentários