Patchwork: K-line e platexArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Patchwork: K-line e platex

K-line e platex no patchwork embutido

Suporte para o trabalho de patchwork

No patchwork, o K-line, assim chamado ao suporte que é usado para a incrustação dos tecidos é um material composto por polistireno ou poliestireno e papel, muito leve, e os cortes pelas linhas lá desenhadas executam-se facilmente com um estilete.
Antecipadamente, é colada pela parte inferior do K-line uma placa de platex. Este material pode ter diferentes espessuras para este efeito: dos 2,5 aos 4 mm. O platex é um aglomerado de fibras de madeiras resinosas, comprimidas a temperaturas e pressões muito elevadas que lhe dão grande resistência.
Deste modo, o K-line e o platex formam uma base de suporte suficientemente sensível para o trabalho de patchwork embutido e, ao mesmo temo, uma estrutura resistente. Esta é a primeira tarefa antes de se iniciar a obra propriamente dita com a feitura do desenho, a colagem e embutimento dos diversos tecidos, normalmente com diversas cores e texturas.
Nos últimos anos, por altura do Natal, vimos realizando uma série de presépios. Em alguns casos utilizando o mesmo desenho resultante de composição e disposição que efetuámos com as figuras principais. No entanto,  os tecidos aplicados no embutimento são, pelo menos alguns, diferentes. Deste modo, cada composição comporta uma marca distinta pelos coloridos e texturas, não se tratando de simples repetições.
Convém recordar que o material utilizado como suporte, o k-line, deverá ser de qualidade, sobretudo no que respeita à sua consistência para que os utensílios de corte efetuem incisões precisas e o embutimento dos tecidos se faça com segurança de maneira a não acontecerem pequenos esboroamentos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.