Découpage

Découpage, segundo Claude Allegri


A importância do Découpage no Pays-d’Enhaut

A importância do Découpage no Pays-d’Enhaut e no Saanenland, segundo Claude Allegri

Claude Allegri resume bem a importância regional do Découpage no Pays d’Enhaut e no Saanenland (Saanen - comuna no cantão de Bern, contígua à comuna de Château-d’Oex no Pays-d’Enhaut): «Esta arte está presente em todos os lugares destas duas regiões através de obras antigas ou recentes que decoram as paredes das instituições públicas, estabelecimentos comerciais e chalés particulares.»
Segundo Claude Allegri, a notoriedade dos mestres do Découpage suscitou vocações para esta arte a partir de 1950 e uma verdadeira paixão expandiu-se na década de 1970, transpondo a região de origem, sendo prova disso os découpeurs e as découpeuses que por toda a Suiça foram surgindo com exposições regulares, individuais ou em grupo, em diversos lugares, galerias, lojas comerciais e hotéis.
Desde tempos longínquos, a prática do Découpage existe em diversas partes do mundo por razões decorativas ou expressivas. A paixão da Europa por esta arte fez-se sentir no século XVI. Nesse tempo, o Découpage era ocupação essencialmente de senhoras da alta sociedade ou religiosas dos conventos.
Uma das obras mais antigas de Découpage feitas na Suiça de que se conhecem vestígios da data (1696) apresenta o brasão da família Bonstetten - testemunho de uma cultura patriarcal e urbana que apresenta uma composição de excecional requinte.
No decorrer do século XVIII, os quadros de Découpage com silhuetas assumem uma grande popularidade. Refira-se a este propósito a escola dos “découpeurs genevois” (découpeurs de Genéve), especialmente Jean Huber (1721-1786), amigo de Voltaire, que efetuou vários quadros de Découpage.
Por volta de 1800, foram criadas na Suiça escolas de Découpage, particularmente em Genève e em Bienne, no cantão de Bern, segundo afirma Claude Allegri.

Association suisse des Amis du découpage sur papier

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arranjos de Natal