Découpage e Pergamano

Similitudes entre "découpage" e "pergamano"


Minuciosidade

Não, evidentemente não queremos comparar e muito menos igualar à qualidade artística do « découpage » - que se realiza nomeadamente na Suiça, mais concretamente nos vales e montanhas da região do Pays-d’Enhaut -, os trabalhos em pergamano, resultado de composições de diferentes imagens e barras de limitação e enquadramento, usando como suporte o papel de pergamano.
Porque temos vindo, no Atelier, a efetuar obras em papel pergamano, desde há bastantes anos, e a observar, repetimos, apenas observar, obras preciosas em Découpage, ora através de sítios na internet ou mesmo na observação direta, naquela região suiça, de trabalhos de découpage como os que se encontram em exposição permanente no « Musée du Vieux Pays-d’Enhaut, » fazemos esta reflexão sabendo existirem entre as duas técnicas, pontos de contacto, isto é, analogias no que respeita aos materiais e aos utensílios.
Para além da Região do « Pays-d’Enhaut », na Suiça, o découpage continua a ser executado como forma de expressão artística na China, de onde terá irradiado, Japão, Alemanha, Polónia, um pouco por toda a Europa e também na tradição judaica, recorrendo-se às culturas e costumes regionais para representá-los nas obras em papel.
Efetivamente, ambas as técnicas usam como material, que serve de suporte para a efetivação do trabalho artístico, o papel. No découpage um papel suficientemente resistente como as cartolinas e no pergamano o papel vegetal, um tipo de papel resistente e translúcido, usado para decalques de desenho, a que se chama papel pergamano.
As tesouras ou diferentes tipos de instrumentos cortantes são utilizados como ferramentas principais para a realização de obras de découpage e de pergamano. Assim, em resumo e num sentido amplo, estas ferramentas e os materiais de suporte constituem pontos de contacto interessantes entre as duas técnicas de trabalhar o papel. Convém referir que, em ambas, o trabalho é exaustivo e de precisão, dando-se muita importância aos pequeninos pormenores. A minuciosidade é outro ponto de contacto entre o découpage e o pergamano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arranjos de Natal