Avançar para o conteúdo principal

Garrafão decorado com folha de estanho

Garrafão Antigo


Peças trabalhadas em folha de estanho

O garrafão da imagem, em vidro fino de cor verde foi encontrado numa velha adega. A peça era inicialmente protegida por cuidadoso empalhamento entre a parede do vidro e o acabamento exterior em vime entrelaçado pelo processo artesanal usado na cestaria. Esta peça antiga com capacidade de mais ou menos dez litros terá no mínimo oitenta anos e era usada para guardar vinho. Tem de altura 45 cm, de largura na parte bojuda 30 cm e a parte mais estreita - o gargalo - 5 cm.
De facto, o revestimento deste garrafão, ao longo dos anos, foi-se deteriorando, decidindo-se assim a sua recuperação para efeitos decorativos, agora sem a parte do vime e palha que até hoje preservaram na perfeição a parte importante - o vidro.
Assim, decidiu-se aplicar, distintas no seu tamanho e forma, seis peças trabalhadas em folha de estanho, utilizando-se motivos florais e a gravura como técnica principal, colocando-as em pontos devidamente estudados e experimentados de modo a criar um conjunto assimétrico mas equilibrado em harmonia com a cor verde de modo a que esta se mantivesse expressiva no seu esplendor original.
Evidentemente que, para reforçar cada uma das peças em estanho, no verso de cada gravura foi aplicada uma pasta de enchimento.

Comentários