Formação: artes decorativasArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Formação: artes decorativas

Artes decorativas, artesanato e pintura


Benefícios das manualidades e ocupação dos tempos livres

Já lá vai o tempo em que a disciplina de Trabalhos Manuais fazia parte do currículo do ciclo preparatório do ensino em Portugal, acabando, erradamente, em nosso entendimento, por ser enquadrada em outra disciplina que já existia, a disciplina de Educação Visual - importante sim, mas sem o enfoque nos diversos materiais que exercitavam a destreza manual -, mais ligada a assuntos de observação e registo. Na disciplina de Trabalhos Manuais, as referidas manualidades eram levadas ao extremo do trabalho prático, como por exemplo os trabalhos de modelação com miolo de pão, plasticina e barro, em que as mãos eram efetivamente “metidas na massa” no manuseio da argila, na sua purificação através da eliminação de impurezas, na mistura com a água, concedendo-lhe uma uniformidade de densidade e macieza de textura - cuidados que faziam parte da preparação da matéria-prima para mais facilmente levar por diante a feitura das diferentes formas sem que incidentes de quebra acontecessem, antes e após o cozimento. Trabalhar com madeiras, têxteis e papéis eram práticas habituais dentro das salas de aula de Trabalhos Manuais, que se extinguiram nas sucessivas reformas educativas do regime.
A imagem mostra um de dois pequenos bustos idealizados e construídos com pasta de modelar por Amélia Raio, no ano de 1996. Foram pintados e decorados com tintas acrílicas e ainda hoje servem como elementos de decoração.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio

  Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio Desta vez já emoldurada a obra de reprodução de Arte Sacra, nomeadamente a cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio. A imagem da obra emoldurada poderá também ser observada nas galerias deste blogue: Galerias - Pintura a Óleo