Accéder au contenu principal

Emolduramento de Pergamanos

Pergamanos em quadros


Escolha das molduras

Os pergamanos, isto é, os trabalhos em papel pergamano que temos vindo a referir em diversos artigos podem ser emoldurados, constituindo desse modo expressivos elementos de decoração de paredes, conforme poderá observar-se nas fotos inseridas nas galerias “Pergamano”. Por outro lado, o emolduramento neste caso específico é muito importante para a preservação do trabalho que levou tanto tempo e cuidado a concretizar. Além da moldura propriamente dita, o pergamano deverá ser protegido com vidro deixando-se um pequeno espaço entre este e o pergamano.
Na escolha das molduras, deve ter-se em conta, claro está, em primeiro lugar, o gosto como não poderia deixar de ser, mas também, em nosso entender, uma certa concordância entre as cores do emolduramento e os tons do papel pergamano – o branco, branco cinza e prateado.
Muitas combinações de cores poderão ser exploradas, num exercício de variadas experiências dada a facilidade com que podem juntar-se os fundos de cor e tons, as molduras e os pergamanos. Assim, com muita facilidade poderão comparar-se diversas composições de modo a fazerem-se opções acertadas dentro do que consideramos uma bela harmonia capaz de despertar boas sensações a quem observa um quadro ou grupo de quadros de pergamano numa parede do interior de uma habitação ou de outro espaço qualquer.
Quanto à estrutura da moldura e suas linhas em desenho mais ou menos requintado, aconselha-se uma moldura não muito rebuscada de maneira a realçar a obra que é, ela sim, um resultado deveras minucioso, aliando-se uma certa discrição na molduragem em contraste com a complexidade da obra em papel pergamano.

Commentaires