Pintura e Artes DecorativasArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Pintura e Artes Decorativas

Técnicas de artes decorativas

Tradição e inovação

São várias as técnicas de artes decorativas que o ARTEAZUL'ATELIER prossegue e Amélia Raio usa na execução das suas obras:
Na pintura, os suportes são normalmente as telas e as tintas aplicadas as de óleo.
A azulejaria, a tapeçaria tecida artística, a gravura em folha de estanho, o pergamano e o patchwork embutido constituem os principais temas das artes decorativas aos quais Amélia Raio dá especial atenção, através do estudo prático e aplicação de técnicas identificadas com as tradições, implementando contudo a inovação pela descoberta de aspetos de composição.
Outras técnicas vão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas como outros tipos de pintura, nomeadamente a pintura em tecido e seda e a pintura em vidro; técnicas de colagem, texturização, craquelados, "envelhecimento" de peças; construção e decoração de registos e relicários e outros objetos como caixas de madeira, velas, tabuleiros; tricô e croché.
O embelezamento de móveis usados são tarefas a que o Atelier se dedica também, transformando-os num estilo de envolvência "Shabby Chic".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio

  Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio Desta vez já emoldurada a obra de reprodução de Arte Sacra, nomeadamente a cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio. A imagem da obra emoldurada poderá também ser observada nas galerias deste blogue: Galerias - Pintura a Óleo