Ouro sobre AzulArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Ouro sobre Azul

Dourado sobre vidro azul


Tinta de contornos

A expressão bem conhecida "Ouro sobre Azul" mostra na perfeição contrastes que podem obter-se através de uma boa escolha de cores. Experimente-se este contraste na execução da técnica de pintura sobre vidro, quer seja usando a cor dourada sobre um vidro azul, de preferência azul escuro, ou então partindo de um vidro transparente que se pintará de azul para depois decorar com motivos dourados.
De um ou outro modo, verificaremos a importância dos contrastes na decoração de um objeto de vidro como o que é mostrado na imagem.
Um trabalho decorativo formado por um objeto de vidro, por si só, constitui desde logo um elemento artístico importante no embelezamento de qualquer pequeno espaço, sobre um simples móvel, por exemplo. No entanto, a repetição primária de vários objetos, ou melhor, de objetos diferentes no formato com o mesmo estilo decorativo resultará certamente no aprimoramento do conjunto com melhores resultados artísticos.
Assim, concentremo-nos então no azul escuro de fundo que decoraremos com elementos, simples ou mais elaborados, em tons dourados.
Optando por vidro azul de origem, fica o trabalho facilitado. No caso de querer pintar o vidro transparente, utilize o azul escuro, límpido, fosco ou misturando este e o translúcido, conforme o gosto. Depois de bem seco, necessita de tinta de contornos, especificamente para uso em superfícies vidradas. Não será necessária grande habilidade artística e técnica para executar esse trabalho de decoração. Experimente, faça um pequeno projeto dos elementos, mas não deve preocupar-se demasiado. Se o primeiro trabalho não for concluído como esperado, naturalmente terá a oportunidade numa outra experiência de corrigir erros que tenham sido praticados.
A tinta de contornos é aplicada diretamente do invólucro, espremendo-o.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.