Accéder au contenu principal

Ouro sobre Azul

Dourado sobre vidro azul


Tinta de contornos

A expressão bem conhecida "Ouro sobre Azul" mostra na perfeição contrastes que podem obter-se através de uma boa escolha de cores. Experimente-se este contraste na execução da técnica de pintura sobre vidro, quer seja usando a cor dourada sobre um vidro azul, de preferência azul escuro, ou então partindo de um vidro transparente que se pintará de azul para depois decorar com motivos dourados.
De um ou outro modo, verificaremos a importância dos contrastes na decoração de um objeto de vidro como o que é mostrado na imagem.
Um trabalho decorativo formado por um objeto de vidro, por si só, constitui desde logo um elemento artístico importante no embelezamento de qualquer pequeno espaço, sobre um simples móvel, por exemplo. No entanto, a repetição primária de vários objetos, ou melhor, de objetos diferentes no formato com o mesmo estilo decorativo resultará certamente no aprimoramento do conjunto com melhores resultados artísticos.
Assim, concentremo-nos então no azul escuro de fundo que decoraremos com elementos, simples ou mais elaborados, em tons dourados.
Optando por vidro azul de origem, fica o trabalho facilitado. No caso de querer pintar o vidro transparente, utilize o azul escuro, límpido, fosco ou misturando este e o translúcido, conforme o gosto. Depois de bem seco, necessita de tinta de contornos, especificamente para uso em superfícies vidradas. Não será necessária grande habilidade artística e técnica para executar esse trabalho de decoração. Experimente, faça um pequeno projeto dos elementos, mas não deve preocupar-se demasiado. Se o primeiro trabalho não for concluído como esperado, naturalmente terá a oportunidade numa outra experiência de corrigir erros que tenham sido praticados.
A tinta de contornos é aplicada diretamente do invólucro, espremendo-o.

Commentaires