A SedaArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

A Seda

Fabrico da seda


Criação e pintura sobre a seda

Não poderá fazer-se referência à seda sem que se mencionem as suas origens: a amoreira e o bicho-da-seda. A amoreira é uma planta cujo fruto se designa por amora. O bicho-da-seda, assim chamada à larva do inseto que produz a seda, não se alimenta daquele fruto mas sim das folhas daquela planta.
A lagarta, isto é, o bicho-da-seda, ao fim de um certo tempo de vida alimentando-se das folhas da amoreira, um mês mais ou menos, começa a segregar um fio e, com esse fio, constrói um casulo que servirá para a sua própria transformação ou metamorfose para o seu estado adulto. É desse casulo – invólucro construído pelo bicho-da-seda – que surgirá a matéria-prima para a fabricação do fio da seda, sendo posteriormente tratado e tecido pelos artesãos da seda.
A seda, tendo como ponto de partida a secreção glandular do bicho-da-seda, é, por isso, uma fibra de origem animal.
A cultura da amoreira e o tratamento do fio de seda terá surgido na China, no Japão e na Índia. Portugal foi um dos primeiros países europeus que primeiro se dedicaram a este trabalho artesanal do fabrico da seda. Hoje em dia, com algumas interrupções, esse trabalho é efetuado sobretudo em Freixo de Estada à Cinta, vila sede de concelho do distrito de Bragança, onde, com a ajuda do Município e um grupo de artesãos, o trabalho artesanal da criação da seda é uma realidade.
O trabalho artesanal é longo e complexo desde o aproveitamento dos casulos até às peças em seda.
O ARTEAZUL'ATELIER possui no seu espaço de exposição alguns exemplares de peças em seda às quais se juntaram motivos pictóricos com tintas apropriadas e métodos de pintura inovadores, privilegiando-se neste caso o abstracionismo nas composições, como pode observar-se pela imagem.
Por favor, clique sobre esta para melhor observação.

Galerias: pintura sobre seda e outros tecidos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.