Avançar para o conteúdo principal

Formação: trabalhos manuais

Artesanato


Benefícios das manualidades e ocupação dos tempos livres

É certo que o mundo se vai transformando, surgindo novas tendências e necessidades, principalmente as que se relacionam com a rapidez de realização por processos mecânicos, reduzindo custos de trabalho e aumentando lucros. Estamos conscientes que as novas formas de trabalho, dentro de limites estritamente económicos, não se compadecem com a simplicidade do fabrico manual. Sem descuido destes aspetos, pretende-se, no entanto, chamar a atenção para os indicadores da generalidade dos pedagogos, profissionais de educação, psicólogos, etc., respeitantes à importância dos trabalhos manuais e seus benefícios no desenvolvimento humano. Satisfatoriamente, têm vindo ao de cima, nos últimos anos, sensibilidades reconhecedoras dessa importância, tanto é que vão aparecendo grupos e movimentos que, por diversas formas, vão enaltecendo a obra manual no respeito pelo trabalho empregue com a obtenção de peças exclusivas, contrariando em parte a modernidade industrializada. Em cada trabalho artesanal, peça ou obra artística há, no mínimo, uma expressão humana que deve realçar-se.
Não se dando aos trabalhos manuais a atenção suficiente nas escolas, existem os tempos livres onde essas atividades podem desenvolver-se e isso é um facto em alguns espaços para crianças e jovens e também para adultos ou mesmo pessoas de idade.
Como referimos em artigo anterior, a imagem mostra um de dois pequenos bustos idealizados e construídos com pasta de modelar por Amélia Raio, no ano de 1996. Foram pintados e decorados com tintas acrílicas e ainda hoje servem como elementos de decoração.

Comentários