Formação: trabalhos manuaisArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Formação: trabalhos manuais

Artesanato


Benefícios das manualidades e ocupação dos tempos livres

É certo que o mundo se vai transformando, surgindo novas tendências e necessidades, principalmente as que se relacionam com a rapidez de realização por processos mecânicos, reduzindo custos de trabalho e aumentando lucros. Estamos conscientes que as novas formas de trabalho, dentro de limites estritamente económicos, não se compadecem com a simplicidade do fabrico manual. Sem descuido destes aspetos, pretende-se, no entanto, chamar a atenção para os indicadores da generalidade dos pedagogos, profissionais de educação, psicólogos, etc., respeitantes à importância dos trabalhos manuais e seus benefícios no desenvolvimento humano. Satisfatoriamente, têm vindo ao de cima, nos últimos anos, sensibilidades reconhecedoras dessa importância, tanto é que vão aparecendo grupos e movimentos que, por diversas formas, vão enaltecendo a obra manual no respeito pelo trabalho empregue com a obtenção de peças exclusivas, contrariando em parte a modernidade industrializada. Em cada trabalho artesanal, peça ou obra artística há, no mínimo, uma expressão humana que deve realçar-se.
Não se dando aos trabalhos manuais a atenção suficiente nas escolas, existem os tempos livres onde essas atividades podem desenvolver-se e isso é um facto em alguns espaços para crianças e jovens e também para adultos ou mesmo pessoas de idade.
Como referimos em artigo anterior, a imagem mostra um de dois pequenos bustos idealizados e construídos com pasta de modelar por Amélia Raio, no ano de 1996. Foram pintados e decorados com tintas acrílicas e ainda hoje servem como elementos de decoração.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio

  Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio Desta vez já emoldurada a obra de reprodução de Arte Sacra, nomeadamente a cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio. A imagem da obra emoldurada poderá também ser observada nas galerias deste blogue: Galerias - Pintura a Óleo