Accéder au contenu principal

Relevo em vasos de vidro

Padrões de relevo


Vasos de vidro ou garrafas

Vasos de vidro ou garrafas e copos cujas superfícies constituem padrões em relevo, assim fabricados de origem, são bons elementos e bases de trabalho principalmente para quem pretende iniciar-se na aplicação da técnica de pintura sobre o vidro, de um modo simples e prático. Neste caso, os relevos existentes podem servir de guia para dar largas à pintura, cujos motivos ali estão já desenhados bastando agora decorá-los num exercício de escolha de tons e cores.
A regra poderá ser o seguimento dos relevos, da mesma forma como se procede à coloração de superfícies de papel contornadas. Cores únicas ou resultantes de misturas, usando pincéis, esponjas ou outro tipo de instrumentos estimularão certamente a criatividade, nomeadamente na feitura de efeitos de sombra e acentuação dos relevos.
Apesar do esquema estar já definido à partida, um leque enorme de liberdades existe, desde a aplicação das cores às opções de cobrir alguns relevos e outros não. A experimentação é uma forma de exercitar a criatividade artística. As tintas apropriadas para pintar superfícies de vidro podem ser aplicadas com a possibilidade de fazer algumas correções, apagando mesmo com um pouco de álcool, desde que não se deixe secar: após uma pincelada, reconhecendo algum erro ou resultado inesperado, pode perfeitamente fazer-se o apagamento desde, feito de imediato, deixando secar-se e pintando novamente.

Commentaires