Pergaminho e PergamanoArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Pergaminho e Pergamano

Técnica do papel pergamano


Relação entre as palavras "pergaminho" e "pergamano"

“Parchment”, em língua inglesa e “Parchemin”, em francês são as palavras que identificam o “Pergamano”, significando simultaneamente “Pergaminho”. A designação em português Pergamano é também usada internacionalmente como nome comercial.
O pergamano ou arte do pergamano terá a sua origem numa antiga cidade grega, na Anatólia, capital da Panfília, hoje cidade turca - “Perge” ou “Perga”, em português, cidade ainda existente nos dias de hoje na parte sul daquele país, a Turquia. Nessa região e nesse tempo antigo, antes de Cristo, a pele de porco e de antílope, trabalhada e seca, assim como a de outros animais como ovelhas e cabras, era, para além de outras finalidades, usada para fabrico de um material de espessura fina, opaco ou transparente, resultando em superfícies lisas apropriadas para a escrita e daí a palavra “Pergaminho” - documento escrito nessa pele.
De facto, naquela região existiu o Reino de Pérgamo (241-133 a.C.), muito parecido ao vocábulo “pergamano” mas, segundo alguns estudiosos, terão sido os espanhóis a estabelecer a palavra “Pergamano” a partir do nome da cidade - Perga -, juntando-lhe “Mano” que significa mão, manual, trabalho manual.
Naturalmente, a técnica para a fabricação dos pergaminhos terá sido usada na antiguidade em outros locais do globo, nomeadamente em povos antigos da América do Sul, praticamente desaparecendo com o surgimento do papel.
Concluindo, e para que não fiquem dúvidas, não existem sequer semelhanças entre essa técnica antiga que fabricava manualmente os pergaminhos e a atual técnica do pergamano, que consiste no trabalhar manualmente o próprio papel - o papel pergamano - papel com características próprias que referimos já em artigos anteriores. Há, de facto, uma ligação histórica entre as duas técnicas, expressa no vocabulário mas são assuntos diferentes. Pode mesmo dizer-se que a técnica artesanal decorativa do pergamano de que resultam verdadeiras obras de arte em quadros ou elementos decorativos aplicados em diversos objetos envolve um conjunto de outras técnicas como a perfuração, o relevo, o boleamento, a coloração, juntando-se eventualmente outros elementos para embelezamento: pérolas, brilhantes, fitas de seda.

Galerias Pergamano

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.