Pergaminho e Pergamano

Técnica do papel pergamano


Relação entre as palavras "pergaminho" e "pergamano"

“Parchment”, em língua inglesa e “Parchemin”, em francês são as palavras que identificam o “Pergamano”, significando simultaneamente “Pergaminho”. A designação em português Pergamano é também usada internacionalmente como nome comercial.
O pergamano ou arte do pergamano terá a sua origem numa antiga cidade grega, na Anatólia, capital da Panfília, hoje cidade turca - “Perge” ou “Perga”, em português, cidade ainda existente nos dias de hoje na parte sul daquele país, a Turquia. Nessa região e nesse tempo antigo, antes de Cristo, a pele de porco e de antílope, trabalhada e seca, assim como a de outros animais como ovelhas e cabras, era, para além de outras finalidades, usada para fabrico de um material de espessura fina, opaco ou transparente, resultando em superfícies lisas apropriadas para a escrita e daí a palavra “Pergaminho” - documento escrito nessa pele.
De facto, naquela região existiu o Reino de Pérgamo (241-133 a.C.), muito parecido ao vocábulo “pergamano” mas, segundo alguns estudiosos, terão sido os espanhóis a estabelecer a palavra “Pergamano” a partir do nome da cidade - Perga -, juntando-lhe “Mano” que significa mão, manual, trabalho manual.
Naturalmente, a técnica para a fabricação dos pergaminhos terá sido usada na antiguidade em outros locais do globo, nomeadamente em povos antigos da América do Sul, praticamente desaparecendo com o surgimento do papel.
Concluindo, e para que não fiquem dúvidas, não existem sequer semelhanças entre essa técnica antiga que fabricava manualmente os pergaminhos e a atual técnica do pergamano, que consiste no trabalhar manualmente o próprio papel - o papel pergamano - papel com características próprias que referimos já em artigos anteriores. Há, de facto, uma ligação histórica entre as duas técnicas, expressa no vocabulário mas são assuntos diferentes. Pode mesmo dizer-se que a técnica artesanal decorativa do pergamano de que resultam verdadeiras obras de arte em quadros ou elementos decorativos aplicados em diversos objetos envolve um conjunto de outras técnicas como a perfuração, o relevo, o boleamento, a coloração, juntando-se eventualmente outros elementos para embelezamento: pérolas, brilhantes, fitas de seda.

Galerias Pergamano

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arranjos de Natal

Pergamanos