Pergamano e "Slow Made"

“Slow Made”: linha de orientação


O pergamano como exemplo de trabalho “Slow Made”

A realização de trabalhos em papel pergamano assim como dos respetivos vídeos têm sido tarefas a ocupar muitas horas do dia, durante semanas e semanas, no ARTEAZUL'ATELIER.
Elaboramos este artigo impulsionados pelo trabalho prático exaustivo com a efetivação de obras em papel pergamano, formadas pelos seus desenhos e composições, pela impressão de pormenores através da perfuração, do boleamento, corte, pintura, aplicação de elementos decorativos, sobreposições, colagens. De facto, trata-se de mencionar e deixar bem expresso, com realismo, o esmero que é necessário manter na elaboração das obras em pergamano, sempre debaixo de grande concentração de modo a que os erros não ocorram e assim se deite por terra inúmeras horas de trabalho.
No pergamano, tal como o queremos executar no ARTEAZUL'ATELIER, com a máxima perfeição possível, o tempo é essencial. Não poderá haver pressas nem vontade desmesurada em acabar. A calma e a paciência, tal como o tempo necessário para a realização são as bases importantes para levar por diante os pergamanos. É neste sentido que associamos ao tema “Pergamano” a expressão “Slow Made” com artigo inscrito na rubrica Informação > Slow Made. O “Slow Made” que traduzido para português tem como significado “feito lentamente” é a expressão imediata para definir e valorizar o trabalho manual, artesanal, dando-se importância à qualidade e ao tempo considerado necessário para a feitura de uma determinada obra. Tanto é assim que essa expressão serve, nos dias de hoje, como marca de qualidade distintiva e que originou um movimento que se designa por movimento "Slow Made".
O “Slow Made” é para o ARTEAZUL'ATELIER uma das linhas principais de orientação, sobretudo quando se trata do trabalho prático de execução artesanal. De um modo geral esta orientação é colocada em prática nos trabalhos de artes decorativas e pintura, isto é, em tudo o que se vai construindo no atelier como obra artística. O pergamano, assim como o trabalho com outras técnicas, é o resultado desse sentido orientador - o “Slow Made”.

Galerias Pergamano

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Découpage e Pergamano

Arranjos de Natal