Accéder au contenu principal

Transformação visual de móvel antigo

Móvel Antigo


Móvel antigo (transformação)

O móvel da foto - uma cómoda em madeira de castanho - adquiriu, finalizado o trabalho, um aspeto visual de acordo com o objetivo inicial: evidência das linhas clássicas, agora em tons de cor modernos e luminosos, mantendo e realçando algumas áreas através de suaves contrastes, usando técnicas de envelhecimento.

Processo de Transformação

Para iniciar o trabalho, retiraram-se as ferragens.
Com lixa fina, procedeu-se ao polimento das diversas superfícies, retirando parte do verniz que envolvia o móvel, alisando-se, por forma a que a aderência das tintas resultasse em pleno.
Fez-se uma limpeza geral, retirando todo o pó resultante.
Com tinta acrílica, deram-se três demãos, deixando secar após cada demão.
Utilizou-se stencil para imprimir os elementos decorativos, pintando-se esses elementos de cor ouro.
Em seguida, deu-se início à execução do envelhecimento com betume judaico misturado com óleo de linho e essência de terebintina. Limpou-se de modo a realçar irregularmente superfícies mais ou menos escurecidas e deixou-se secar.
Aplicaram-se mais alguns dourados (purpurina misturada com goma-laca) em determinadas superfícies, com pincel quase seco.
Mais uma vez, deixou-se secar bem toda a superfície do móvel e aplicou-se verniz acrílico em spray. Depois de nova secagem, colocaram-se as ferragens, concluindo-se assim o trabalho.

Commentaires