ArteAzul'AtelierArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Ouro sobre Azul

Dourado sobre vidro azul Tinta de contornos

Relevo em vasos de vidro

Padrões de relevo Vasos de vidro ou garrafas Vasos de vidro ou garrafas e copos cujas superfícies constituem padrões em relevo, assim fabricados de origem, são bons elementos e bases de trabalho principalmente para quem pretende iniciar-se na aplicação da técnica de pintura sobre o vidro, de um modo simples e prático. Neste caso, os relevos existentes podem servir de guia para dar largas à pintura, cujos motivos ali estão já desenhados bastando agora decorá-los num exercício de escolha de tons e cores. A regra poderá ser o seguimento dos relevos, da mesma forma como se procede à coloração de superfícies de papel contornadas. Cores únicas ou resultantes de misturas, usando pincéis, esponjas ou outro tipo de instrumentos estimularão certamente a criatividade, nomeadamente na feitura de efeitos de sombra e acentuação dos relevos. Apesar do esquema estar já definido à partida, um leque enorme de liberdades existe, desde a aplicação das cores às opções de cobrir alguns relevos e

Trabalhos Manuais

Conhecimentos técnicos Materiais e utensílios

Pergamano "cartão convite"

Cartão convite Técnica do papel pergamano

Pintura sobre vidro

Preparar e pintar o vidro Objetos de vidro

Superfícies vidradas

Pintura de superfícies vidradas Objetos de vidro ou superfícies vidradas Se olharmos à nossa volta, em casa, por exemplo, poderemos facilmente encontrar objetos antigos de vidro, uns em bom estado de conservação e outros, eventualmente, já danificados. Mesmo estes poderão servir para efetuar uma pintura ou, na pior das hipóteses, simplesmente experimentar a técnica de pintar sobre vidro. Nas feiras de velharias, aí sim, normalmente encontram-se muitos objetos de vidro e de diversos formatos e cores: copos, garrafas, jarras, etc. Para uma adequada base de trabalho e boa execução técnica é de toda a conveniência e como primeira tarefa limpar muito bem o vidro - água não demasiado quente e detergente líquido são suficientes para o efeito -, a não ser que se trate de um recipiente qualquer como por exemplo uma garrafa e, nesse caso, deve fazer-se uma mistura de água e detergente, juntando-se-lhe areia, agitando para melhor retirar detritos agarrados às superfícies interiores. O

Trabalho Artesanal

Manualidades: um bem a preservar A obra feita é sempre motivo de satisfação

Fusing

Imitação de Fusing Técnica para imitação de "Fusing"

Imitação de vitral

Pintura em vidro Pintar o vidro imitando o vitral

Imitação de Vitral

Pintura em Vidro Realização na parte menos texturada

Pintura em vidro

Decorar e pintar o vidro Diversidade de técnicas

Compoteira

Compoteira de Vidro Decoração efetuada no interior da peça Neste caso, a técnica de decoração é executada pelo lado interior da peça. Inicia-se limpando muito bem com álcool. Com o "glitter" dourado, fazem-se arabescos a gosto e deixa-se secar. Seguidamente, utilizando a pasta de cristal, espalha-se esta em todo o interior com a ajuda de uma pequena trincha. Deixa-se secar durante vinte e quatro horas. Depois, pintam-se pequenas áreas (manchas) com verniz vitral. Quando essa pintura estiver seca, pinta-se novamente todo o interior com ouro líquido ou tinta acrílica dourada. O pé ou base da peça é pintado com verniz vitral da mesma cor e decorado com o "glitter" dourado. Mais uma vez deixa-se secar e fica pronta a compoteira de vidro. Nota importante: esta compoteira, tal como outras peças em que se utilizem tintas decorativas nas suas paredes interiores, não podem conter alimentos em contacto direto, servindo somente como peças decorativas. Galeria Pintura e

Folha de ouro sobre vidro

Pintura em Vidro Folha de ouro em prato de vidro

Modelação

Pequenos bustos Massa de modelar

Formação: trabalhos manuais

Artesanato Benefícios das manualidades e ocupação dos tempos livres

Formação: artes decorativas

Artes decorativas, artesanato e pintura Benefícios das manualidades e ocupação dos tempos livres Já lá vai o tempo em que a disciplina de Trabalhos Manuais fazia parte do currículo do ciclo preparatório do ensino em Portugal, acabando, erradamente, em nosso entendimento, por ser enquadrada em outra disciplina que já existia, a disciplina de Educação Visual - importante sim, mas sem o enfoque nos diversos materiais que exercitavam a destreza manual -, mais ligada a assuntos de observação e registo. Na disciplina de Trabalhos Manuais, as referidas manualidades eram levadas ao extremo do trabalho prático, como por exemplo os trabalhos de modelação com miolo de pão, plasticina e barro, em que as mãos eram efetivamente “metidas na massa” no manuseio da argila, na sua purificação através da eliminação de impurezas, na mistura com a água, concedendo-lhe uma uniformidade de densidade e macieza de textura - cuidados que faziam parte da preparação da matéria-prima para mais facilmente leva

Pergamano "Menina no Jardim"

Papel Pergamano, por Amélia Raio "Menina no Jardim"

Formação

Formação no ARTEAZUL'ATELIER Conhecimento e harmonia

Pintura e Artes Decorativas

Técnicas de artes decorativas Tradição e inovação São várias as técnicas de artes decorativas que o ARTEAZUL'ATELIER prossegue e Amélia Raio usa na execução das suas obras: Na pintura, os suportes são normalmente as telas e as tintas aplicadas as de óleo. A azulejaria, a tapeçaria tecida artística, a gravura em folha de estanho, o pergamano e o patchwork embutido constituem os principais temas das artes decorativas aos quais Amélia Raio dá especial atenção, através do estudo prático e aplicação de técnicas identificadas com as tradições, implementando contudo a inovação pela descoberta de aspetos de composição. Outras técnicas vão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas como outros tipos de pintura, nomeadamente a pintura em tecido e seda e a pintura em vidro; técnicas de colagem, texturização, craquelados, "envelhecimento" de peças; construção e decoração de registos e relicários e outros objetos como caixas de madeira, velas, tabuleiros; tricô e croché. O emb

Seda: do antigo ao moderno

Pintura moderna sobre a seda A seda, antigamente, era simplesmente colorida