Tapeçaria tecida: cuidadosArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Tapeçaria tecida: cuidados

Cuidados na elaboração de uma tapeçaria


Compressão da trama e perfis das margens

Tivemos já a oportunidade de referir que a trama é o fio de lã que se faz passar pela teia ou urdidura. Quanto mais fio de lã se vai fazendo passar pela urdidura, maior se vai tornando a trama. À medida que se introduzem novos fios de outras cores, vão restando, nas costas da tapeçaria, fios pendentes que posteriormente serão ou não cortados. De um modo ou de outro, a trama que se vai formando e crescendo deve ser devidamente apertada ou comprimida, dando assim consistência e resistência à obra. A este propósito, note-se que há diferença entre um trabalho resultante de tecelagem e um trabalho de tapeçaria tecida. No primeiro, o fio é passado uniforme e consecutivamente de uma margem à outra da teia. No segundo, o fio, normalmente, é cortado por diversas vezes e interrompido o seu entrelaçamento para introdução de um outro fio de outra cor ou espessura, em qualquer área ou ponto do trabalho, cumprindo o estabelecido no projeto.
Aqueles fios que acabam por ficar pendentes na parte de trás da tapeçaria, no caso particular de se pretender cortar para finalização do trabalho, é obrigatório que a compressão da trama tenha sido feita prévia e devidamente para que não se corra o risco de áreas da tapeçaria poderem desfazer-se. Assim, a compressão da trama deve efetuar-se muitas vezes ao longo de toda a execução, por pequenas áreas. Esta compressão é executada com um pente apropriado para o efeito, como referimos em artigo anterior, mas as mãos do executante podem também fazer esse trabalho que, como vimos, é muito importante.
Um outro cuidado a considerar na elaboração de uma tapeçaria tecida artística é manter, tanto quanto for possível, os perfis das margens esquerda e direita retilíneos, evitando o estrangulamento da tapeçaria. Contudo, o artista ou artesão poderá considerar apropriado segundo os seus objetivos artísticos e a obra que idealizou, evidenciar precisamente o contrário, ou seja, o tal desvio ou irregularidade das margens.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.