Tapeçaria e TecelagemArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Tapeçaria e Tecelagem

Tapeçaria bordada


Arte da Tapeçaria

A tapeçaria é, sem dúvida, uma arte. De um modo simples, poderá dizer-se que a tapeçaria é a arte de fabricação de tapetes, servindo estes não apenas para revestir pavimentos, como os das nossas casas, escritórios, lugares públicos, mas também as paredes desses mesmos lugares com fins de embelezamento, proporcionando ambientes com qualidade distintiva, artisticamente belos, agradáveis e de conforto, sendo parte importantíssima na arquitetura dos espaços.
A arte da tapeçaria foi naturalmente acompanhando o desenvolvimento dos povos ao longo de milénios, desde o seu aparecimento que, segundo vestígios, remontará aos anos de 1400 antes de Cristo, no antigo Egipto. No entanto, outras civilizações terão dado início a esta arte, em tempos muito remotos, através da sua vertente mais primária - a tecelagem. Na tecelagem, na sua definição geral, a parte artística é praticamente inexistente, pois ela nasceu e serviu, em primeiro lugar, para proteção do corpo, sendo também utilizada para tapetes e outros utilitários domésticos.
A tecelagem que também pode designar-se por tecedura é constituída por um módulo de desenho, repetidamente efetuado ao longo da teia do tear, formando um singelo padrão sem interrupção de fios, podendo mesmo ser lisa a superfície tecida, sem quaisquer ornatos. Atrevemo-nos a dizer que a tapeçaria é a descendente direta da tecelagem.
Convém referir que, tanto na tecelagem como na tapeçaria, o fio utilizado pode ter diversas origens: animal, vegetal ou sintética.
Assim, a tapeçaria tem uma função decorativa, numa componente acentuadamente artística, hoje em dia muito usada na decoração de interiores. Em reduzida escala, a técnica da tapeçaria bordada é também executada no ARTEAZUL'ATELIER, como se observa na imagem - excerto de um tapete de forma redonda. Mas, a tapeçaria que vimos realizando desde há vinte e sete anos é a tapeçaria tecida artística, efetuada num tear simples, com técnicas simples de expressão livre.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.