Avançar para o conteúdo principal

Fabricação manual de tapeçaria

Tapeçaria


Tapeçaria tecida: tempo de execução

Qualquer técnica de artes decorativas poderá ser efetuada, aliás como qualquer outro trabalho, com maior ou menor rapidez. Certamente ninguém terá dúvidas desta evidência. No entanto, a velocidade de execução não condiciona a qualidade da obra na sua vertente puramente artística. Opiniões distintas haverá em relação a esta temática.
No caso da tapeçaria, concretamente da tapeçaria tecida artística realizada no ARTEAZUL'ATELIER e é esta que  consideramos neste artigo, o tempo gasto para a sua execução é de facto muito importante relacionando numa observação rápida e superficial a extensão da obra. Será necessária especial atenção, sobretudo aquando da sua fabricação manual, tendo em conta a necessidade de compressão das áreas que se vão realizando, ou seja: na construção de uma pequena porção, fios de lã entrelaçados na teia - suporte da trama que vai crescendo -, numa fase primeira, o que acontece é observarmos uma superfície razoável, dando algum alento (aparente) para a continuação do trabalho, sabendo-se contudo que essa mesma superfície terá de ser, obrigatoriamente, comprimida, transformando-se numa superfície extremamente reduzida, desiludindo naturalmente os iniciados na técnica. Por isso, o tempo necessário para construir manualmente uma tapeçaria tecida artisticamente é longo, sendo necessária a paciência suficiente para, nas sucessivas compressões, não haver lugar ao desânimo, constatando-se assim que o trabalho vai evoluindo muito lentamente apesar de muitas horas, ao longo de dias e meses.
As sucessivas compressões para a elaboração de uma tapeçaria são necessárias para uma boa qualidade e consistência, de modo que os fios não comecem a soltar-se. Esta é apenas uma das componentes importantes para a conclusão de um bom trabalho em tapeçaria tecida artística.

Comentários