Tapeçaria decorativaArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Tapeçaria decorativa

Realizar uma tapeçaria


Tear e instrumentos

Para iniciar um trabalho de tapeçaria decorativa, como as tapeçarias tecidas artísticas que temos vindo a efetuar, com técnicas simples e de execução livre, começa-se por adquirir um tear de estrutura também simplificada. O ARTEAZUL'ATELIER desenhou o seu próprio tear, solicitando a um carpinteiro que o executasse segundo o projeto. É um tear de pregos, assim chamado, de forma retangular, como pode observar-se num dos artigos anteriormente publicados sobre este tema.
Monta-se a teia com fio de algodão mais grosso ou mais fino, dependendo da resistência que pretendemos dar à tapeçaria.
Dando largas à imaginação e criação espontânea ou seguindo um esquema previamente elaborado, dá-se início à obra, começando a trama de baixo para cima, entrelaçando as lãs, conforme a técnica de tecelagem, passando o fio de lã um por cima e outro por baixo de cada fio da teia e, na volta seguinte, continuando o processo ao contrário. No entanto, podem quebrar-se estas regras com a passagem do fio de lã por mais que um fio da teia, fazendo torções, nós, tufos.
No final retiram-se os fios da teia dos pregos e dão-se nós.
Os instrumentos podem ser por exemplo uma agulha das que são utilizadas para a tapeçaria de Arraiolos, ou uma agulha de madeira - navete -, mais prática para este efeito e um pente para comprimir as lãs que pode facilmente ser substituído pelas próprias mãos.
Depois da trama estar bem apertada, cortam-se os fios que sobram por detrás da tapeçaria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.