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Mensagens

Quadro interativo

Figuras da História da Humanidade Todos são participantes da mesma mesa ou do mesmo lugar, apesar das diferenças temporais. Figuras marcantes da História da Humanidade encontram-se reunidas, bem enquadrados no mesmo ambiente, nas suas feições e gestos: Bill Gates, Platão, Pelé, Bruce Lee, Winston Churchill, Charles de Gaulle, Henry Ford, Margaret Thatcher, Elizabeth II, Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Confucius, Marie Curie, Wolfgang Amadeus Mozart, Marilyn Monroe, William Shakespeare, Yasser Arafat, Pablo Picasso, Michelangelo, uns contemporâneos e outros divididos no pensamento e por pontos históricos distintos. Muitas outras personalidades figuram no quadro, todas referindo o seu nome, bastando para isso colocar o cursor por cima das imagens respetivas e, se clicar, será levado à Wikipedia onde, evidentemente, terá referências disponíveis para consultar. Observe o quadro »» no sítio http://www.frizou.org/.

Superfícies vidradas

Objetos de vidro Se olharmos à nossa volta, em casa, por exemplo, poderemos facilmente encontrar objetos de vidro, uns em bom estado de conservação e outros, eventualmente, já danificados. Mesmo estes, quem sabe, podem servir para efetuar uma pintura ou, na pior das hipóteses, para simplesmente experimentar a técnica de pintar sobre vidro. Nas feiras de velharias, aí sim, normalmente encontram-se muitos objetos de vidro e de diversos formatos e tons: copos, garrafas, jarras, etc. Para uma boa execução técnica é de toda a conveniência e como primeira tarefa limpar muito bem o vidro - água não demasiado quente e detergente líquido são suficientes para o efeito -, a não ser que se trate de um recipiente qualquer como por exemplo uma garrafa e, nesse caso, deve fazer-se uma mistura de água e detergente, juntando-se-lhe areia, agitando para melhor retirar detritos agarrados às superfícies interiores. O álcool é também um bom produto para a limpeza de superfícies vidradas, sobretudo q

Hiper-realismo

Superrealismo ou Ultrarrealismo Joe Simpson Na Arte, mais que Realismo será o Hiper-Realismo, designado também por  Superrealismo ou Ultrarrealismo. Este modo de representação vem, em primeiro lugar, retirar algum protagonismo à fotografia em que esta expressa, se o quiser, a realidade das coisas, dos objetos, das paisagens, conseguindo retratar na perfeição.  Na pintura e na escultura, o  Hiper-Realismo vem suplantar o próprio realismo (representação da realidade das formas e das cores). Poder-se-á afirmar que a alta resolução na fotografia é substituída na pintura pelo  Hiper-Realismo, assumindo as fotos o meio primário para a expressão hiper-realista em que esta se serve da luz e sombra para melhor vincar a realidade. Joe Simpson é um artista inglês, ainda muito novo, que segue essa corrente artística, criando quadros de pintura a óleo ultra realistas. Influenciado por  Edward Hoppers,  Joe Simpson recria cenas cinematográficas dando uma especial importância à luminosid

A paixão pelo tricô

Cozinha feita de lã Na galeria de arte de Warwick Foi exposto um trabalho artístico em tricô, na galeria de arte de Warwick, no Reino Unido, levado a cabo por um conjunto de artistas amantes do tricô, australianos, uma equipa de cinquenta tricoteiros ou tricotadeiros, homens e mulheres, que se aventuraram na execução de uma cozinha com vários tipos de lã. Não só construíram os objetos maiores - frigorífico, fogão, armários, mesa, como também, do mesmo modo, os objetos de embelezamento: quadros de parede e outros elementos decorativos. Tudo, mas mesmo tudo, foi realizado através da arte de tricotar, como pode constatar-se no sítio "daily geek show", observando as imagens.

Esculturas de plantas entrosadas nas florestas

"Des sculptures végétales cachées dans les forêts" Este é o título original de um artigo  de Laura Juliano, inserido em " Le Matin ", jornal suiço online, que trata, de uma forma original, de especial representação artística. Pelo interesse que, entendemos, desperta a quem gosta das coisas novas da Arte, resumimos, traduzindo para a língua portuguesa o essencial do texto, evidentemente, acompanhado do nosso comentário: Trata-se de um artista britânico, Spencer Byles, que cria obras de arte a partir de plantas, na floresta. Sobretudo os caminheiros que gostam de fazer os seus passeios em ambientes florestais, naturalmente terão agradáveis surpresas quando se deparam com essas obras de verdadeira criação artística. Poderá dizer-se que a floresta não é propriamente um museu. Neste caso é-o, certamente. Este artista britânico tenta e consegue entrosar na floresta esculturas de plantas. "La Colle-sur-Loup, Mougins e Villeneuve-Loubet", perto de Nice, s

Sobre a Seda

O ArteAzul'Atelier tem em mãos um trabalho de pesquisa e investigação sobre a Seda, baseado também na experiência adquirida com os trabalhos realizados e diferentes tipos de tintas e processos de fixação usados. Através de textos e imagens exemplificativas, encontrar-se-á neste blogue do Atelier um pouco da história da seda desde que se conhecem algumas teorias sobre as técnicas de pintura na antiguidade até às técnicas mais modernas, inovadoras, com novos utensílios e tintas de características especiais. Os artigos irão surgindo naquela rubrica, dando a conhecer aos que se interessam pelas artes decorativas, concretamente aos amantes da pintura em seda, muito dos métodos que foram evoluindo ao longo dos tempos, culminando nos dias de hoje com técnicas que poderemos denominar como revolucionárias.

Seda

Pintura em seda Uma das muitas atenções que o ArteAzul'Atelier tem colocado no desenvolvimento do seu trabalho é a seda, mais concretamente a Pintura em Seda. O Atelier, por diversas vezes, estudou e executou trabalhos em seda, resultado de contactos e ações de formação por parte de Amélia Raio, principal mentora do projeto ArteAzul'Atelier, com Denise Meneghello, artista plástica brasileira e apresentadora de programas televisivos no seu país relacionados com a temática da seda e da pintura sobre a seda.  Amélia Raio entende que no capítulo das sedas muito há a explorar e a realizar pelo que, com o mesmo empenhamento imprimido em outras áreas das artes decorativas, pretende dar continuidade ao aperfeiçoamento de novas técnicas, colocando-as em prática. São técnicas inovadoras em que são usados materiais modernos, adequados para o efeito, como tintas especiais e substâncias gelatinosas.

Relicários

Registos e Relicários O ArteAzul'Atelier possui uma coleção de registos e relicários, efetuados por Amélia Raio, cujas imagens podem ser observadas em arteazul.net . Os relicários, peças semelhantes aos registos, são executados com a mesma técnica e, do mesmo modo que os registos, segundo os objetivos do ArteAzul'Atelier, são utilizados vidros finos, cortados de acordo com os formatos previamente estabelecidos. Registos e Relicários (clique para visualizar em tamanho grande) Os relicários, num sentido mais sério e digno, são estruturas construídas de materiais diversos que permitem preservar corpos de santos ou parte deles; objectos; substâncias ou algo material para efeitos de veneração no âmbito religioso. Modernamente, os relicários vêm sendo também utilizados para guardar e ao mesmo tempo expor imagens tridimensionais de santos, do mesmo modo no sentido da veneração. São estes a que o ArteAzul'Atelier dá atenção especial.

Pintura de Sublimação

A "Pintura de Sublimação" é um tema a que o ArteAzul Atelier tem vindo a dedicar atenção em virtude da visualização de programa de origem argentina "Las Manos de Hermínia" que trata de artes decorativas. De momento, a investigação efetuada sobre este assunto diz respeito apenas à componente teórica, nomeadamente à pesquisa acerca das tintas usadas para esta técnica de artes decorativas e seus efeitos.

"A Sagrada Família" de Palma il Vecchio

Cópia efetuada a óleo de "A Sagrada Família" de Palma il Vecchio A imagem representa a pintura a óleo de Palma il Vecchio - "A Sagrada Família". Palma il Vecchio, pintor veneziano, começou a pintar este quadro em 1508, terminando-o no ano de 1512. N'A Sagrada Família gravada nesta obra, segundo a inspiração do seu autor, além do Menino, sua Mãe Maria e José, figuram também São João Baptista e Maria de Magdala (Madalena). O brilho das cores e o enquadramento dos personagens na paisagem são aspetos que caracterizavam a pintura veneziana.  Uma das atividades que o ArteAzul'Atelier tem vindo a desenvolver é a reprodução a óleo de Arte Sacra, de pintores clássicos, por Amélia Raio. 

Relógios com molduras envelhecidas

"Relógios com molduras envelhecidas" é um dos temas que, através de algumas sugestivas imagens, Cris Valansuelo apresenta no seu blogue " Ateliê Cris Valansuelo ". São para o ArteAzul Atelier assuntos considerados importantes aqueles que constituem alguma novidade. É o caso dos relógios com molduras envelhecidas. De facto, são inesgotáveis as técnicas de artes decorativas e suas nuances. Qualquer objeto é suscetível de ser pintado, decorado, transmitindo-se-lhe beleza e mesmo um cunho personalizado. Esta forma de levar a arte decorativa até ao último recanto de uma determinada obra é admiravelmente entusiasmante. Repare-se que a autora emoldurou determinados objetos - relógios - decorados ou não, valorizando sobremaneira as molduras que os envolvem.

Técnicas nas artes decorativas

As variadíssimas nuances nas artes decorativas Constata-se que existem um sem número de técnicas nas chamadas artes decorativas às quais, neste blogue, damos especial importância. É útil realçar que, por sua vez, cada técnica por si só estabelece também uma infinidade de nuances, dependendo, claro está, da imaginação criativa de cada artista. Os instrumentos, as tintas e as misturas que se efetuam com estas dão origem a resultados teoricamente infinitos. De facto, de uma técnica que percorreu a história, sendo por isso tradicional, podem diferentes artistas retirar resultados diversos. Estes resultados, no entanto, conseguem-se na maior parte das vezes depois de muito trabalho experimental e de muito estudo e pesquisa. Concluímos deste modo que a criatividade inovadora é importante para o desenvolvimento das artes decorativas, tornando-as dinâmicas, mais ricas e interessantes, reconhecendo-se, contudo, a importância da preservação histórica e tradicional das técnicas e respetivo

As Artes Decorativas Artesanais

É bem verdade que as políticas de ensino de sucessivos governos das últimas décadas em Portugal sofreu uma negativa tendência no que respeita ao incentivo da destreza manual que, segundo os especialistas, contribui largamente para a formação e o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, permitindo aos adultos manter o entusiasmo em tudo quanto manualmente se pode transformar e compor, dando largas à imaginação criativa.

A propósito da Pintura Naif

A propósito de artigo sobre Pintura Naif , convém referir que artistas naifs sempre existiram, convivendo com manifestações estéticas mais elaboradas. No Brasil, por exemplo, os museus de arte sacra guardam muitos ex-votos , ou seja, obras de pintura e escultura oferecidas aos santos como reconhecimento após uma graça alcançada.

Pintar em tecido

Por diversas vezes, em ocasiões festivas especiais, sentimos a necessidade de acrescentar algo criativo e original, marcando o acontecimento. Sem expectativas exageradas, a solução pode encontrar-se em pormenores tão simples como por exemplo uma pequena fita de tecido pintada com um pequeno arranjo floral. A fita de tecido pode bem ser um espaço para inscrever pequenas referências a uma data especial ou, simplesmente, para homenagear uma pessoa. Essas referências ficarão naturalmente bem enquadradas se acompanhadas de uma composição previamente desenhada e pintada.

A facilidade da pintura a óleo

O Óleo tem sido, desde os grandes pintores clássicos até aos artistas dos dias de hoje, a técnica mais utilizada nas suas obras, principalmente o óleo sobre tela. Esta técnica tem sido encarada como uma arte maior, usada por uma certa elite de pintores, uma minoria que se considera de prestígio e que detém na realidade algum poder de influência nas correntes artísticas e nos meios académicos. Entende-se, inclusivamente, que a expressão a óleo é apenas acessível a alguns dotados. Evidentemente que o contrário desta ideia também se manifesta por alguns pintores de renome.

Materiais e utensílios para pintar a óleo

São necessárias mínimas condições de trabalho para pintar a óleo e, por isso, convém ao artista munir-se de um conjunto de materiais e utensílios. Além de um bom cavalete, deve dispor de uma paleta, pincéis de diversos tipos e tamanhos, um frasco com óleo de linhaça, outro com aguarrás (solvente), uma espátula, algumas barras de carvão para esboços e um conjunto de tintas básicas. A pintura a óleo admite vários tipos de suporte. O mais comum é a tela de linho mas costuma usar-se também a madeira, chapas de fibra de madeira prensada ou mesmo papel-cartão. Convém recordar que as tintas a óleo "atacam" as telas. Por isso, estas devem estar preparadas para receber as tintas.

Técnicas dos Grandes Mestres

No sítio do Atelier ArteAzul, temos vindo a construir pequenos artigos sobre técnicas de pintura, concretamente da pintura a óleo, apoiados em saberes práticos mas, sobretudo, na investigação e pesquisa aos ensinamentos deixados pelos maiores e experientes pintores de todos os tempos.

Coisas da Arte

Muitas pessoas acreditam que a arte, muito especialmente a pintura, é uma área reservada a uns poucos dotados e privilegiados e, portanto, inacessível à maioria. Este preconceito, sendo generalizado, não tem, no entanto, qualquer fundamento.

O Sítio das Artes

O sítio na internet de " O Sítio das Artes " diz respeito a uma loja de materiais para Artes Decorativas, Bijutaria e Belas Artes, com sede em Faro, Algarve - Portugal. Esta loja aposta no comércio eletrónico e, por isso, o website é principalmente uma loja online. São diversificados os temas de produtos e materiais decorativos disponíveis, constituindo alguns deles uma certa novidade como por exemplo as máquinas de corte, os moldes, as tesouras para efetuar cortes artísticos e outros.