As Artes Decorativas ArtesanaisArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

As Artes Decorativas Artesanais

É bem verdade que as políticas de ensino de sucessivos governos das últimas décadas em Portugal sofreu uma negativa tendência no que respeita ao incentivo da destreza manual que, segundo os especialistas, contribui largamente para a formação e o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, permitindo aos adultos manter o entusiasmo em tudo quanto manualmente se pode transformar e compor, dando largas à imaginação criativa.
A disciplina de "Trabalhos Manuais", entretanto retirada dos programas curriculares, era bem o exemplo de um meio escolar apropriado para desenvolver as capacidades artísticas dos alunos, motivando-os à criatividade, tão importante nos dias de hoje como ajuda ao desenvolvimento económico de empresas e instituições.
Ateliers de Artes Decorativas Artesanais têm, contudo, surgido, nomeadamente em Portugal e no Brasil, cobrindo esta lacuna, pelo menos em Portugal, que é a ausência daquela disciplina. De facto, estes espaços, às vezes lojas de instrumentos e materiais para execução manual, têm-se transformado e evoluído para espaços de fabricação artesanal e formação, ao mesmo tempo constituindo-se como auxiliares na ocupação lúdica de tempos livres.
O ArteAzul Atelier, em www.arteazul.net, inclui-se neste universo de Ateliers, voltado para a execução de trabalhos e formação. Além disso, ocupando uma boa parte do seu tempo, mantém uma diretiva experimental, servindo-se da pesquisa e investigação, com o objetivo de aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, de descoberta de novas formas e nuances técnicas, através da constante experimentação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio

  Cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio Desta vez já emoldurada a obra de reprodução de Arte Sacra, nomeadamente a cópia a óleo de "Adoração dos Magos", de Giuseppe Peroni, por Amélia Raio. A imagem da obra emoldurada poderá também ser observada nas galerias deste blogue: Galerias - Pintura a Óleo