As Artes Decorativas Artesanais

É bem verdade que as políticas de ensino de sucessivos governos das últimas décadas em Portugal sofreu uma negativa tendência no que respeita ao incentivo da destreza manual que, segundo os especialistas, contribui largamente para a formação e o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, permitindo aos adultos manter o entusiasmo em tudo quanto manualmente se pode transformar e compor, dando largas à imaginação criativa.
A disciplina de "Trabalhos Manuais", entretanto retirada dos programas curriculares, era bem o exemplo de um meio escolar apropriado para desenvolver as capacidades artísticas dos alunos, motivando-os à criatividade, tão importante nos dias de hoje como ajuda ao desenvolvimento económico de empresas e instituições.
Ateliers de Artes Decorativas Artesanais têm, contudo, surgido, nomeadamente em Portugal e no Brasil, cobrindo esta lacuna, pelo menos em Portugal, que é a ausência daquela disciplina. De facto, estes espaços, às vezes lojas de instrumentos e materiais para execução manual, têm-se transformado e evoluído para espaços de fabricação artesanal e formação, ao mesmo tempo constituindo-se como auxiliares na ocupação lúdica de tempos livres.
O ArteAzul Atelier, em www.arteazul.net, inclui-se neste universo de Ateliers, voltado para a execução de trabalhos e formação. Além disso, ocupando uma boa parte do seu tempo, mantém uma diretiva experimental, servindo-se da pesquisa e investigação, com o objetivo de aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, de descoberta de novas formas e nuances técnicas, através da constante experimentação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Découpage e Pergamano

Tabuleiro de Estanho