Coisas da ArteArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Coisas da Arte

Muitas pessoas acreditam que a arte, muito especialmente a pintura, é uma área reservada a uns poucos dotados e privilegiados e, portanto, inacessível à maioria. Este preconceito, sendo generalizado, não tem, no entanto, qualquer fundamento.
Todo o ser humano é sensível à beleza e pode reproduzir criativamente as cores e as formas da natureza, mesmo não possuindo grandes conhecimentos das técnicas. O homem primitivo revelou-se capaz de manifestações artísticas de grande valor estético, como provam as pinturas rupestres dos habitantes das cavernas, na Pré-História. Naturalmente não tinham muita experiência e a arte, para eles, era uma descoberta. Desde esses tempos remotos, a arte sofreu constantes evoluções nos diferentes modos de a sentir e de a executar.
Também as artes decorativas fazem parte daquele preconceito, sendo remetidas para um plano inferior em relação à "arte nobre". Contudo, as artes decorativas e as suas inúmeras técnicas constituem modos de expressão muito interessantes e inovadores, capazes de permitir um vastíssimo leque de criações num infindável mundo de suportes, materiais e utensílios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.