Coisas da Arte

Muitas pessoas acreditam que a arte, muito especialmente a pintura, é uma área reservada a uns poucos dotados e privilegiados e, portanto, inacessível à maioria. Este preconceito, sendo generalizado, não tem, no entanto, qualquer fundamento.
Todo o ser humano é sensível à beleza e pode reproduzir criativamente as cores e as formas da natureza, mesmo não possuindo grandes conhecimentos das técnicas. O homem primitivo revelou-se capaz de manifestações artísticas de grande valor estético, como provam as pinturas rupestres dos habitantes das cavernas, na Pré-História. Naturalmente não tinham muita experiência e a arte, para eles, era uma descoberta. Desde esses tempos remotos, a arte sofreu constantes evoluções nos diferentes modos de a sentir e de a executar.
Também as artes decorativas fazem parte daquele preconceito, sendo remetidas para um plano inferior em relação à "arte nobre". Contudo, as artes decorativas e as suas inúmeras técnicas constituem modos de expressão muito interessantes e inovadores, capazes de permitir um vastíssimo leque de criações num infindável mundo de suportes, materiais e utensílios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Découpage e Pergamano

Tabuleiro de Estanho