Avançar para o conteúdo principal

A facilidade da pintura a óleo

O Óleo tem sido, desde os grandes pintores clássicos até aos artistas dos dias de hoje, a técnica mais utilizada nas suas obras, principalmente o óleo sobre tela. Esta técnica tem sido encarada como uma arte maior, usada por uma certa elite de pintores, uma minoria que se considera de prestígio e que detém na realidade algum poder de influência nas correntes artísticas e nos meios académicos. Entende-se, inclusivamente, que a expressão a óleo é apenas acessível a alguns dotados. Evidentemente que o contrário desta ideia também se manifesta por alguns pintores de renome.
O facto é que a tinta de óleo é facilmente manejada e é muito apropriada para qualquer iniciado nesta arte. É sabido que a tinta de óleo tem um tempo de secagem lento e, por isso, permite ao pintor fazer alterações e pequenas correções nas obras que executa. A possibilidade de retoques e a alteração de tons é sempre possível, mesmo quando a tinta é aplicada em outros suportes que não a tradicional tela de linho.
Os diversos artigos sobre pintura a óleo que temos vindo a editar no sítio do ArteAzul Atelier são também uma forma de divulgar o interesse desta técnica através de pequenos pormenores didáticos que podem ser aplicados na prática por todos quantos pretendam iniciar-se na pintura a óleo.

Comentários