Avançar para o conteúdo principal

Relicários

O ArteAzul-Atelier possui uma coleção de registos efetuados por Amélia Raio, cujas imagens podem ser observadas em www.arteazul.net.
Os relicários, peças semelhantes aos registos, são executados com a mesma técnica e, do mesmo modo que os registos, segundo os objetivos do ArteAzul Atelier, são utilizados vidros finos, cortados de acordo com os formatos previamente estabelecidos.
Os relicários, num sentido mais sério e digno, são estruturas construídas de materiais diversos que permitem preservar corpos de santos ou parte deles; objectos; substâncias ou algo material para efeitos de veneração no âmbito religioso.
Modernamente, os relicários vêm sendo também utilizados para guardar e ao mesmo tempo expor imagens tridimensionais de santos, do mesmo modo no sentido da veneração. São estes a que o ArteAzul Atelier dá atenção especial e, assim, após pesquisa e elaboração de projeto, Amélia Raio deu início ao trabalho de execução de pequeno relicário que será mostrado no sítio do Atelier muito em breve.

Comentários