Padrões de azulejosArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Padrões de azulejos

Repetição de unidades de azulejo


Padrões

A reunião de várias unidades de azulejo, aliás como pode observar-se na decoração de paredes interiores e exteriores de igrejas e outras edificações, expressa de um modo especial uma forte qualidade de harmonia dos elementos desenhados e pintados com uma característica única que é a formação de uma estrutura quadriculada formada pelo conjunto de unidades.
Muitas vezes, sobretudo nas barras de determinados painéis, constata-se até uma simples repetição do mesmo elemento, repetição essa que confere à composição não um perfecionismo exagerado mas, bem pelo contrário, a demonstração de um trabalho manual deixando evidenciar a beleza da "imperfeição", quer nos seus traços e manchas ou mesmo no maior ou menor brilho das tintas aplicadas.
Pintadas segundo a técnica tradicional, uma ou duas unidades, por exemplo, podem ser aplicadas num quadro ou incrustadas na tampa de uma caixa de madeira. As unidades de azulejo e a sua sistematização formam um padrão como mostra a figura, pela repetição de vários azulejos pintados com o mesmo motivo. Por norma, um conjunto com mais unidades de azulejo - um painel - é aplicado diretamente numa parede interior ou exterior, podendo, contudo, do mesmo modo, aplicar-se em uma estrutura que não seja uma parede, formando um quadro movível.
Também na azulejaria, modernamente, são utilizadas as mais variadas cores, dependendo evidentemente do artista que executa esta arte. Contudo, se observarmos a azulejaria tradicional, as composições que formam os painéis de azulejos são efetuadas usando cores tradicionais como é o caso do azul cobalto. Aliás, é da palavra "azul" que provém a designação da arte da azulejaria ou pintura em azulejo. Em muitos trabalhos tradicionais, observa-se, no entanto, o amarelo, principalmente nas barras, juntamente com o azul.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.