O DécoupageArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

O Découpage

O Découpage integrado na cultura do Pays-d'Enhaut


Arte tradicional do Pays-d'Enhaut, Suiça

Château-d'Oex (août 2012), Pays-d'Enhaut, Suisse
Várias conclusões temos vindo a reter da investigação efetuada a esta arte tradicional do Pays-d'Enhaut, na Suiça. Como mencionámos em artigo anterior, o Découpage, ao longo dos tempos, tem sido mais ou menos levado por diante, graças a alguns artistas, normalmente não conceituados no sentido de que são pessoas simples e não inseridas nos privilegiados meios artísticos. Por todo o mundo, desde épocas remotas, a arte de Découpage em papel tem sido efetuada e exercitada. Contudo, é no Pays-d'Enhaut, na Suiça que o Découpage assume um especial relevo pela importância que lhe é dada nos meios culturais da região e por toda a Confederação Helvética.
O Pays-d'Enhaut tem sido o centro desta arte que tem perpetuado, de geração em geração, um conjunto de costumes tradicionais próprios dessa região de montanha muito próxima dos Alpes. A maior parte das obras de Découpage que aí se realizam identificam claramente a paisagem e a cultura das pessoas que habitam o Pays-d'Enhaut. Se nos primórdios os "cortadores de papel" - os Découpeurs e as Découpeuses - executavam as suas obras aos serões, nas noites longas de inverno para decorarem os interiores dos seus próprios chalés e dos seus amigos, nos dias de hoje são inúmeros os artistas que enveredam por esta forma de expressão,  organizando encontros e exposições.
O Découpage no Pays-d'Enhaut constitui uma marca importante, uma identificação, um percurso histórico daquela região montanhosa extraordinariamente bela cujos habitantes transmitem uma enorme afabilidade. Tudo isto se concentra nos recortes e nos pedacinhos de papel agrupados por mãos pacientes e de grande rigor, formando composições cativantes de rara beleza e conteúdo artístico.
De facto, são as próprias autoridades locais e pessoas influentes que incentivam este modo de expressão através de uma arte de tradição. Daí a existência do Musée du Vieux Pays-d'Enhaut, em Château-d'Oex - museu que descreve na perfeição, através do seu recheio,  a história e as raízes culturais das pessoas que lá nasceram, viveram e continuam a viver. O Découpage ocupa nesse Museu um lugar de destaque com um vasto conjunto de obras expostas, admiráveis pela sua simplicidade expressiva e ao mesmo tempo pela complexidade de pormenores dando a perceber a qualidade técnica dos seus executantes.
Para um futuro próximo, estão previstas a fundação e a instalação do Centro Internacional do Découpage - Centre International du Découpage -, em Château-d'Oex, localidade central da Região do Pays-d'Enhaut.
Site du Pays-d'Enhaut Région

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.