Accéder au contenu principal

O Découpage

O Découpage integrado na cultura do Pays-d'Enhaut


Arte tradicional do Pays-d'Enhaut, Suiça

Château-d'Oex (août 2012), Pays-d'Enhaut, Suisse
Várias conclusões temos vindo a reter da investigação efetuada a esta arte tradicional do Pays-d'Enhaut, na Suiça. Como mencionámos em artigo anterior, o Découpage, ao longo dos tempos, tem sido mais ou menos levado por diante, graças a alguns artistas, normalmente não conceituados no sentido de que são pessoas simples e não inseridas nos privilegiados meios artísticos. Por todo o mundo, desde épocas remotas, a arte de Découpage em papel tem sido efetuada e exercitada. Contudo, é no Pays-d'Enhaut, na Suiça que o Découpage assume um especial relevo pela importância que lhe é dada nos meios culturais da região e por toda a Confederação Helvética.
O Pays-d'Enhaut tem sido o centro desta arte que tem perpetuado, de geração em geração, um conjunto de costumes tradicionais próprios dessa região de montanha muito próxima dos Alpes. A maior parte das obras de Découpage que aí se realizam identificam claramente a paisagem e a cultura das pessoas que habitam o Pays-d'Enhaut. Se nos primórdios os "cortadores de papel" - os Découpeurs e as Découpeuses - executavam as suas obras aos serões, nas noites longas de inverno para decorarem os interiores dos seus próprios chalés e dos seus amigos, nos dias de hoje são inúmeros os artistas que enveredam por esta forma de expressão,  organizando encontros e exposições.
O Découpage no Pays-d'Enhaut constitui uma marca importante, uma identificação, um percurso histórico daquela região montanhosa extraordinariamente bela cujos habitantes transmitem uma enorme afabilidade. Tudo isto se concentra nos recortes e nos pedacinhos de papel agrupados por mãos pacientes e de grande rigor, formando composições cativantes de rara beleza e conteúdo artístico.
De facto, são as próprias autoridades locais e pessoas influentes que incentivam este modo de expressão através de uma arte de tradição. Daí a existência do Musée du Vieux Pays-d'Enhaut, em Château-d'Oex - museu que descreve na perfeição, através do seu recheio,  a história e as raízes culturais das pessoas que lá nasceram, viveram e continuam a viver. O Découpage ocupa nesse Museu um lugar de destaque com um vasto conjunto de obras expostas, admiráveis pela sua simplicidade expressiva e ao mesmo tempo pela complexidade de pormenores dando a perceber a qualidade técnica dos seus executantes.
Para um futuro próximo, estão previstas a fundação e a instalação do Centro Internacional do Découpage - Centre International du Découpage -, em Château-d'Oex, localidade central da Região do Pays-d'Enhaut.
Site du Pays-d'Enhaut Région

Commentaires