ArteAzul'AtelierArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Trabalho Artesanal

Manualidades: um bem a preservar A obra feita é sempre motivo de satisfação

Fusing

Imitação de Fusing Técnica para imitação de "Fusing"

Imitação de vitral

Pintura em vidro Pintar o vidro imitando o vitral

Imitação de Vitral

Pintura em Vidro Realização na parte menos texturada

Pintura em vidro

Decorar e pintar o vidro Diversidade de técnicas

Compoteira

Compoteira de Vidro Decoração efetuada no interior da peça Neste caso, a técnica de decoração é executada pelo lado interior da peça. Inicia-se limpando muito bem com álcool. Com o "glitter" dourado, fazem-se arabescos a gosto e deixa-se secar. Seguidamente, utilizando a pasta de cristal, espalha-se esta em todo o interior com a ajuda de uma pequena trincha. Deixa-se secar durante vinte e quatro horas. Depois, pintam-se pequenas áreas (manchas) com verniz vitral. Quando essa pintura estiver seca, pinta-se novamente todo o interior com ouro líquido ou tinta acrílica dourada. O pé ou base da peça é pintado com verniz vitral da mesma cor e decorado com o "glitter" dourado. Mais uma vez deixa-se secar e fica pronta a compoteira de vidro. Nota importante: esta compoteira, tal como outras peças em que se utilizem tintas decorativas nas suas paredes interiores, não podem conter alimentos em contacto direto, servindo somente como peças decorativas. Galeria Pintura e

Folha de ouro sobre vidro

Pintura em Vidro Folha de ouro em prato de vidro

Modelação

Pequenos bustos Massa de modelar

Formação: trabalhos manuais

Artesanato Benefícios das manualidades e ocupação dos tempos livres

Formação: artes decorativas

Artes decorativas, artesanato e pintura Benefícios das manualidades e ocupação dos tempos livres Já lá vai o tempo em que a disciplina de Trabalhos Manuais fazia parte do currículo do ciclo preparatório do ensino em Portugal, acabando, erradamente, em nosso entendimento, por ser enquadrada em outra disciplina que já existia, a disciplina de Educação Visual - importante sim, mas sem o enfoque nos diversos materiais que exercitavam a destreza manual -, mais ligada a assuntos de observação e registo. Na disciplina de Trabalhos Manuais, as referidas manualidades eram levadas ao extremo do trabalho prático, como por exemplo os trabalhos de modelação com miolo de pão, plasticina e barro, em que as mãos eram efetivamente “metidas na massa” no manuseio da argila, na sua purificação através da eliminação de impurezas, na mistura com a água, concedendo-lhe uma uniformidade de densidade e macieza de textura - cuidados que faziam parte da preparação da matéria-prima para mais facilmente leva

Pergamano "Menina no Jardim"

Papel Pergamano, por Amélia Raio "Menina no Jardim"

Formação

Formação no ARTEAZUL'ATELIER Conhecimento e harmonia

Pintura e Artes Decorativas

Técnicas de artes decorativas Tradição e inovação São várias as técnicas de artes decorativas que o ARTEAZUL'ATELIER prossegue e Amélia Raio usa na execução das suas obras: Na pintura, os suportes são normalmente as telas e as tintas aplicadas as de óleo. A azulejaria, a tapeçaria tecida artística, a gravura em folha de estanho, o pergamano e o patchwork embutido constituem os principais temas das artes decorativas aos quais Amélia Raio dá especial atenção, através do estudo prático e aplicação de técnicas identificadas com as tradições, implementando contudo a inovação pela descoberta de aspetos de composição. Outras técnicas vão sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas como outros tipos de pintura, nomeadamente a pintura em tecido e seda e a pintura em vidro; técnicas de colagem, texturização, craquelados, "envelhecimento" de peças; construção e decoração de registos e relicários e outros objetos como caixas de madeira, velas, tabuleiros; tricô e croché. O emb

Seda: do antigo ao moderno

Pintura moderna sobre a seda A seda, antigamente, era simplesmente colorida

A Seda

Fabrico da seda Criação e pintura sobre a seda