Celebrar o Natal ArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Celebrar o Natal

Decorações para o Natal

Fazendo parte da cultura e tradições dos portugueses, dos europeus em geral e de muitos povos de todo o mundo, o Natal é, sobretudo para os cristãos, uma grande festa de celebração do nascimento de Jesus – o Menino Jesus. Esta é, sem dúvida, a razão da grande alegria e regozijo – a festa da Natividade. 
Como festa religiosa, o Natal é um momento especial de fé e de esperança, aproveitada também pelas famílias como reunião dos seus elementos, muitas vezes e por diversas circunstâncias distantes uns dos outros, que na quadra natalícia se aproximam, não só fisicamente, mas também de um modo espiritual afetivo e de verdadeira amizade.
Assim, como em outras festividades, existem no Natal sinais exteriores que bem identificam esta celebração, como são exemplo as decorações de vários tipos, no caso concreto do ArteAzul'Atelier e dentro da temática das artes decorativas, os arranjos florais com cores apelativas e quentes, as velas, os tecidos e, claro, a construção do presépio sob diversas formas e com os mais variados materiais. Neste sentido, o ArteAzul'Atelier, em Vila Real, seguindo fielmente a tradição cristã e os costumes que foram delegados pelos pais, avós e outros antepassados dos seus realizadores, efetua nesta altura do ano conjuntos decorativos alusivos à época e alguns presépios, com métodos baseados na tradição, mas sempre com a preocupação de acrescentar algo artisticamente inovador.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.