O Presépio

Relicário para o Natal

Descreve-se sucintamente neste artigo a técnica de realização da estrutura para um relicário, no caso concreto um relicário servindo de suporte ao presépio.
Os relicários são estruturas como por exemplo caixas, bolsas, cofres, caixilhos, etc. que eram construídos noutros tempos com materiais diversos e que permitiam guardar de modo solene vestes de santos ou parte delas ou mesmo objetos para efeitos de veneração. Hoje em dia, nesse mesmo sentido de veneração religiosa, os relicários têm servido como objetos decorativos especiais, guardando no seu interior imagens tridimensionais de figuras religiosas. São estes relicários a que se dá atenção e se decoram no ArteAzul'Atelier, como o que se mostra na imagem.
É muito importante a idealização e realização do projeto e também a execução de uma maquete em cartão para cada relicário. 
A partir dos elementos que formam a maquete, cortam-se as respetivas peças em vidro e também duas peças em madeira ou aglomerado. 
O corte das peças e o seu polimento deverão efetuar-se com o máximo rigor, facilitando o processo de colagem e assim a obtenção de uniões perfeitas.
Nota: Para observar em tamanho maior, clique na imagem acima.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arranjos de Natal