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Cabaças decoradas com guardanapo artístico

 Técnica do guardanapo sobre o fruto da cabaceira Cabaças decoradas com guardanapo artístico A cabaça é o fruto da cabaceira. Era costume antigamente retirar do interior das cabaças as suas sementes. Depois de seca e bem limpo e lavado o seu interior, a cabaça estava pronta para levar o vinho que os trabalhadores rurais bebiam no dia a dia, no campo, durante os seus trabalhos agrícolas. As cabaças que mostro nas fotos foram simpaticamente oferecidas no seu estado natural, por António Vilela, de S. Lourenço de Ribapinhão. Cabaças: fruto da cabaceira Após a limpeza das superfícies exteriores, estas foram devidamente pintadas com tinta acrílica branca, deixando-se secar. Recortaram-se motivos de guardanapos artísticos que foram aplicados segundo esquema prévio com a técnica de colagem de guardanapo.  Para imprimir um aspeto porcelânico, aplicou-se verniz cerâmico brilhante, resultando daí objetos decorativos luminosos como se mostra na primeira imagem.

Imagem de Nossa Senhora em pergamano

Obra em pergamano modelo “richelieu” A foto apresenta uma imagem de Nossa Senhora, trabalhada em papel pergamano, seguindo a técnica “richelieu” na perfuração e corte.  Clique para observar em maiores dimensões Através da conjugação das picotagens e boleamentos, originaram-se texturas visuais diversas, contribuindo deste modo para o embelezamento da obra de pergamano.

A importância das cercaduras no pergamano

Nas obras de pergamano, as cercaduras não são meros acessórios Especificamente na técnica do papel pergamano, como pode facilmente constatar-se, as cercaduras não são estruturadas e desenhadas para servirem de meros acessórios. Elas fazem parte, não apenas para enquadrarem o motivo principal, mas integrando-se nesse mesmo motivo, misturando-se numa obra única.  Clique na imagem para observá-la em tamanho maior No caso concreto do trabalho que apresento na foto, o motivo principal – ramo de flores – quase o situo em segundo plano, apesar da sua centralidade, pelo facto do trabalho que despendi para a realização da cercadura ter ultrapassado largamente a execução do ramo de flores.

Pergamano “Santo António”

Imagem de Santo António enquadrada em bordadura de grande pormenor Evidentemente que a figura de Santo António merece o maior respeito e admiração e, por isso, deu-se todo o realce à imagem do Santo, evidentemente, enquadrando-se, contudo, numa cercadura à qual se deu igual importância, imprimindo-se um trabalho de grande pormenorização, através dos boleamentos e perfurações. A obra de pergamano ultrapassa ligeiramente as dimensões de A4. Vídeo da realizção da obra Pergamano "Santo António"

Atividades do ArteAzul'Atelier

Atividades decorativas artesanais e pintura.  Algumas das diversas técnicas das artes decorativas e da pintura encontram-se representadas neste vídeo com trabalhos de Amélia Raio, do ArteAzul'Atelier, em Vila Real!

Pergamano “Paisagem de neve”

Paisagens de neve:  inspiradoras para a realização de obras em papel pergamano Click on the image to see it in a larger size Clique para observar em tamanho maior A neve e as paisagens de neve são inspiradoras para a realização de obras em papel pergamano, como este que mostro na foto apresentada. Os motivos de inverno e ao mesmo tempo a aproximação da quadra festiva do Natal completam essa inspiração. O enquadramento foi efetuado com cor dourada, acrescentando-lhe luminosidade e incandescência, distinguindo o trabalho, cujas dimensões são sensivelmente as de uma folha A5.

Pergamano “Menina à Janela”

“Menina observando os passarinhos”, em papel pergamano! As figuras, as paisagens e os recantos, e também a aproximação do Natal são motivos inspiradores para algumas obras em papel pergamano que tenho efetuado. Pergamano “Menina à Janela”, por Amélia Raio No caso do trabalho que mostra a imagem, a cercadura que escolhi e adaptei foi realizada com as técnicas de boleamento, perfuração e recorte, realçando a ternura e o romantismo da encenação.

Azulejaria: Presépio

Estreado o vídeo deste trabalho de azulejaria - o Presépio -, em 07/11/2018, realizado por Amélia Raio, novamente se apresenta o "Presépio - pintura tradicional sobre azulejos".

Azulejos

Azulejos: sua origem, a arte e utilização para revestimento Aspeto de uma vista parcial das paredes exteriores da Capela das Almas, no Porto A origem deste tipo de decoração encontra-se nas tradições artesanais da Mesopotâmia. A sua introdução na Península Ibérica fez-se através do Norte de África, onde atingiu grande importância nas manifestações plásticas. Em Portugal, o azulejo tornou-se numa das mais expressivas artes ornamentais, assumindo grande relevo na arquitectura. Hoje, o azulejo é considerado pelos artistas como um material cuja função está para além do revestimento. É essencialmente uma expressão de arte de grande riqueza e criatividade, que faz parte do nosso quotidiano. O azulejo permite obter uma superfície higiénica, de fácil limpeza e resistente à água. No século XIX, a azulejaria tornou-se muito frequente como revestimento exterior, tendo-se valorizado o seu uso como elemento isolante e refletor da luz e do calor. Desde o início do século XX, muitos dos mais consider

Folha de estanho “richelieu” para tabuleiro

Técnica "richelieu" na folha de estanho Clique na imagem para visualizar em maior tamanho Em artigo anterior, mostrei peça em folha de estanho para tabuleiro, efetuada através de trabalho minucioso, aplicando a técnica "richelieu" na folha de estanho, de que descrevi em resumo o processo de execução. Entretanto, foram realizadas duas réplicas dessa mesma peça, fazendo parte uma delas de tabuleiro, do qual mostro imagem, e disponível para observação direta no ArteAzul’Atelier, em Vila Real. A peça em estanho tem as dimensões 42cm X 30cm e o tabuleiro 66cm X 47cm. Peça em folha de estanho para tabuleiro

Artes decorativas, por Amélia Raio

Atividades decorativas artesanais e pintura, em ArteAzul'Atelier, Vila Real

Patchwork

  Atividades decorativas artesanais e pintura Patchwork embutido, por Amélia Raio, ArteAzul'Atelier, em Vila Real

Técnicas de pintura em vidro

Pintura em vidro: técnicas de pintura em vidro, por Amélia Raio, ArteAzul'Atelier, em Vila Real

Parchemin - pergamano

L’encadrement des « parchemins » Des travaux sur papier-parchemin encadrés Les parchemins, c'est-à-dire, les travaux en papier-parchemin qui nous avons référé en divers articles peuvent être encadrés, en composant de cette façon d’expressifs éléments de décoration des murs, comme on peut voir dans les photos insérées dans les galeries du « Parchemin ». Dans le choix des encadrements, d’abord on doit bien sûr tenir en compte le goût, mais aussi une certaine concordance parmi les couleurs de l’encadrement et les tonalités du papier parchemin – le blanc, la couleur grise et le gris argenté. Il y a beaucoup de combinaisons qui pourront être explorées, dans un exercice d’expériences diverses à cause de la facilité de mélanger les fonds de couleurs et de tonalités, les encadrements et les parchemins. Ainsi, avec beaucoup de facilité, on peut se comparer de diverses compositions de manière à se faire des options réussies en ce qui concerne une belle harmonie, capable de réveiller de bonne

Pergamano de Natal

  Motivos de Natal em pergamano

Abajur de Candeeiro

Embelezamento de um abajur de candeeiro de mesa Apresentamos este exercício que, pela sua simplicidade, poderá despertar algum interesse em todos(as) os(as) que normalmente deixam para outros os pormenores decorativos, limitando-se, muitas vezes, a substituir pequenas peças em casa, usando a facilidade da compra. Quantas vezes nós próprias, com vontade e com maior ou menor habilidade, conseguimos transformações no embelezamento de uma determinada peça para a qual nos fartamos de olhar e, finalmente, ousamos decorar. Neste caso concreto, como mostra a imagem, pretendeu-se de um modo simples, transmitir um novo visual a um abajur de candeeiro de mesa: Assim, procedeu-se à escolha do tecido com um mínimo de critério, determinado não só pelo aspeto decorativo a atingir mas também pela função do candeeiro. Procurou-se sobretudo um tecido pouco transparente para que a luminosidade incidisse principalmente na parte inferior, ou seja, para o pé do candeeiro e pequena área em redor, a fim de pr

Embelezamento de superfícies

Criar e embelezar superfícies Simples superfícies de materiais diversos e com formatos mesmo irregulares, mais uniformes ou mais rudes nas suas texturas, podem fazer parte, individualmente ou integradas com outros elementos, de um conjunto decorativo para colocar sobre um móvel, sobre uma mesa.  Neste trabalho em concreto - uma superfície de madeira -, os materiais utilizados foram as tintas acrílicas apropriadas para madeira mas também para outros tipos de superfícies e objetos; os glitters para definir os contornos dos desenhos; os vernizes vitral que existem no mercado, não só incolores mas também em cores várias, para aumentar e melhor expressar os brilhos e ao mesmo tempo servindo de cola para as missangas, canutilhos e pedrarias em tamanhos reduzidos, elementos essenciais para uso nesta técnica decorativa. Os motivos a escolher serão naturalmente ao gosto, concretamente flores, folhas, figuras geométricas, etc., ou motivos mais abstratos, resultantes de trabalhos espontâneos ou m

Pergamano “Quadra Natalícia”

Motivos de Natal em pergamano O trabalho que hoje apresento, foi realizado em papel pergamano, em motivos que sugerem a quadra natalícia. Usei a técnica que reproduz efeitos de tridimensionalidade, construindo para isso algumas sobreposições de folhas, imitando as folhas de azevinho.

Bolsinhas de cheiro

Bolsinhas de cheiro com alfazema Com a técnica do guardanapo aplicada em tecido, realizei uma série de seis bolsinhas que contêm flores secas de alfazema. Costuradas as bolsinhas à máquina, juntei-lhes pequenas rendas, utilizando para fechá-las finas fitas de seda, decoradas com pérolas.

Dama em pergamano

Dama no jardim A foto do trabalho em pergamano que concluí nos últimos dia tem como motivo principal um conjunto composto por figura feminina em vestido longo, enquadrada numa edificação que se apresenta minimalista, mas expressiva, realçando-se a composição num efeito discreto de flores e folhas de jardim.