Abajur de Candeeiro

Embelezamento de um abajur de candeeiro de mesa


Apresentamos este exercício que, pela sua simplicidade, poderá despertar algum interesse em todos(as) os(as) que normalmente deixam para outros os pormenores decorativos, limitando-se, muitas vezes, a substituir pequenas peças em casa, usando a facilidade da compra.
Quantas vezes nós próprias, com vontade e com maior ou menor habilidade, conseguimos transformações no embelezamento de uma determinada peça para a qual nos fartamos de olhar e, finalmente, ousamos decorar.


Neste caso concreto, como mostra a imagem, pretendeu-se de um modo simples, transmitir um novo visual a um abajur de candeeiro de mesa:
Assim, procedeu-se à escolha do tecido com um mínimo de critério, determinado não só pelo aspeto decorativo a atingir mas também pela função do candeeiro. Procurou-se sobretudo um tecido pouco transparente para que a luminosidade incidisse principalmente na parte inferior, ou seja, para o pé do candeeiro e pequena área em redor, a fim de proporcionar a realização de pequenos trabalhos, mais minuciosos, sem cansar demasiadamente a vista, obtendo boa luz apenas no essencial do objeto a trabalhar. Apesar da pouca transparência, requeria-se, contudo, um tecido fino e maleável para melhor adaptação e envolvimento no referido abajur.
Cortou-se um pedaço de tecido com forma retangular e efetuou-se um franzido para adaptar à parte superior, a mais estreita, envolvendo o abajur como se de uma saia se tratasse.
Terminou-se este trabalho de simples decoração, colando um galão na parte superior e na base da "saia" repetiram-se pequenos elementos brilhantes.

Comentários