AzulejosArteAzul'Atelier Avançar para o conteúdo principal

Azulejos

Azulejos: sua origem, a arte e utilização para revestimento


Aspeto de uma vista parcial das paredes exteriores da Capela das Almas, no Porto

A origem deste tipo de decoração encontra-se nas tradições artesanais da Mesopotâmia. A sua introdução na Península Ibérica fez-se através do Norte de África, onde atingiu grande importância nas manifestações plásticas. Em Portugal, o azulejo tornou-se numa das mais expressivas artes ornamentais, assumindo grande relevo na arquitectura.
Hoje, o azulejo é considerado pelos artistas como um material cuja função está para além do revestimento. É essencialmente uma expressão de arte de grande riqueza e criatividade, que faz parte do nosso quotidiano. O azulejo permite obter uma superfície higiénica, de fácil limpeza e resistente à água.
No século XIX, a azulejaria tornou-se muito frequente como revestimento exterior, tendo-se valorizado o seu uso como elemento isolante e refletor da luz e do calor.
Desde o início do século XX, muitos dos mais considerados artistas plásticos portugueses criaram painéis de azulejos para a decoração de espaços interiores e exteriores. São disso exemplo as estações do metropolitano de Lisboa.

Dados recolhidos do livro Espiral, de Dinis de Carvalho, Feliciano Mendes Gaspar e José Manuel Mesquita – Texto Editora

Na realidade, a cerâmica que constitui uma peça em azulejo, quando aplicada a uma parede exterior, permite servir, não só como elemento impermeabilizante, mas também, ao mesmo tempo, mostrar-se como obra preciosa de decoração e apresentação artística. Observem-se numerosos monumentos cujo exterior é revestido por um sem número de unidades de azulejo que, agrupados em grandes painéis, resultam em magníficas obras de arte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Exposição no Centro Cultural Regional de Vila Real

Exposição das alunas da Universidade Sénior de Vila Real (outras imagens) Encontra-se patente na sala de exposições do Centro Cultural Regional de Vila Real, a Exposição de Pintura e Artes Decorativas das alunas da Universidade Sénior, relativa aos trabalhos artísticos realizados neste ano letivo de 2022/2023. Vídeo, em arteazul.net »»   Vídeo no canal NetBila do YouTube »»

Registo "S. José"

Registo dedicado a S. José, com o Menino Jesus Registo S. José Os registos encerram recordações de momentos especiais relacionados com a religiosidade cristã. O registo da foto foi decorado através de processos já explanados neste website, como poderá observar-se no capítulo “ Registos e Relicários ”.