Avançar para o conteúdo principal

Folha de Ouro

Folha de ouro verdadeira


Folha de Ouro - Dauvet S.A.



Referimo-nos neste pequeno artigo à folha de ouro que é usada na cobertura e restauro de variadas superfícies interiores e exteriores de cúpulas de monumentos e igrejas, nomeadamente os seus altares.
Para se ter uma ideia da sua sensibilidade, uma folha de ouro tem uma espessura incrivelmente fina. Sendo o mícron a unidade de medida de comprimento que corresponde à milésima parte do milímetro, a espessura de uma folha de ouro é igual a uma décima do mícron, segundo Bernard Dauvet, dono da última empresa familiar francesa ainda em atividade a produzir folha de ouro, fundada no ano de 1938, na vila de Excenevex, situada na margem sul do lago Léman, na região de “Haute Savoie”.

Folha de Ouro Bernard Dauvet

A empresa Dauvet S.A. produz em média, por ano, um milhão de folhas de ouro, resultado de uma mistura de ouro fino com uma ínfima percentagem de prata e cobre, fundida, laminada, batida – hoje com martelos automáticos –, cortada e colocada em livros. A propósito de livros, afirma Bernard Dauvet como curiosidade: – se conseguisse imprimir-se uma Bíblia em folha de ouro, o livro sagrado teria uma espessura inferior a 1 milímetro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Picotagem

A picotagem no pergamano Como auxiliar, uma rede de perfurar Entende-se por picotagem, numa abordagem simples e abrangente, o ato ou efeito de picotar. Esta palavra significa o processo pelo qual se abrem uma série de furos, por exemplo em papel, material a que nos referimos neste artigo sobre pergamano. A picotagem constitui uma das técnicas para a realização de trabalhos em papel pergamano. Utilizam-se na picotagem utensílios de perfuração - os perfuradores ou "picotadores" -, com uma só agulha ou várias agrupadas, de diferentes formatos em conjuntos retilíneos, circulares, quadrados, retangulares, em estrela, meia-estrela e outros. Sobretudo os perfuradores com várias agulhas servem para texturar superfícies do papel pergamano, usando como auxiliar uma almofada de perfurar que se coloca por baixo do papel. Um perfurador de uma só agulha cumpre este objetivo devendo, neste caso, utilizar-se como auxiliar uma rede de perfurar, com o intuito de uniformizar as distâ

Caixa de madeira, pintada (interior)

Decoração de caixas A caixa pintada e decorada que mostrei no artigo anterior foi também, de igual modo, pintada e decorada, no seu interior, segundo a mesma técnica, nomeadamente com o découpage e aplicação de meias pérolas. Papel de veludo foi colado na base interior da caixa de madeira.

Presépio em papel pergamano

Técnica pergamano Em papel pergamano, o presépio Naturalmente com muita satisfação pelo facto de se terem constatado, no final do ano de 2018, críticas positivas e comentários de admiração por  parte de apreciadores e colecionadores de presépios, nomeadamente aos trabalhos realizados em pergamano no ArteAzul'Atelier , por Amélia Raio, mostramos pela imagem um dos exemplares da técnica em papel pergamano – presépio – realizados por solicitação de Alice Gomes, Maria José Palma e Ivete Azevedo, a quem muito agradecemos. Galerias Pergamano