Folha de Ouro

Folha de ouro verdadeira


Folha de Ouro - Dauvet S.A.



Referimo-nos neste pequeno artigo à folha de ouro que é usada na cobertura e restauro de variadas superfícies interiores e exteriores de cúpulas de monumentos e igrejas, nomeadamente os seus altares.
Para se ter uma ideia da sua sensibilidade, uma folha de ouro tem uma espessura incrivelmente fina. Sendo o mícron a unidade de medida de comprimento que corresponde à milésima parte do milímetro, a espessura de uma folha de ouro é igual a uma décima do mícron, segundo Bernard Dauvet, dono da última empresa familiar francesa ainda em atividade a produzir folha de ouro, fundada no ano de 1938, na vila de Excenevex, situada na margem sul do lago Léman, na região de “Haute Savoie”.

Folha de Ouro Bernard Dauvet

A empresa Dauvet S.A. produz em média, por ano, um milhão de folhas de ouro, resultado de uma mistura de ouro fino com uma ínfima percentagem de prata e cobre, fundida, laminada, batida – hoje com martelos automáticos –, cortada e colocada em livros. A propósito de livros, afirma Bernard Dauvet como curiosidade: – se conseguisse imprimir-se uma Bíblia em folha de ouro, o livro sagrado teria uma espessura inferior a 1 milímetro.

Comentários